4 famosas que falaram da amamentação com honestidade para mostrar que nem sempre é confortável

Além de importante para fortalecer os laços entre mãe e filho, o aleitamento materno está associado à melhora do desenvolvimento físico e mental em crianças. E apesar de ser considerado um dos momentos mais especiais na vida da mulher, o processo nem sempre é livre de complicações.

Socialmente, a amamentação sempre foi romantizada e “vendida” como algo incrível, indolor e até mesmo “mágico”. Mas a experiência é diferente para cada mãe e para cada bebê e pode sim resultar em dores, incômodos e até frustrações.

Relatos das famosas sobre experiência com amamentação

Debater o assunto com honestidade é importante para evitar que mulheres se sintam “menores” pelo simples fato de não encararem o aleitamento de maneira tão positiva. Veja exemplos de famosas que prestaram grande serviço ao falarem abertamente sobre o assunto:

Viviane Araújo
A atriz recentemente deu à luz Joaquim, seu primeiro filho, fruto de seu relacionamento com Guilherme Militão. Em seu perfil no Instagram, Viviane compartilhou uma foto amamentando e, na legenda, foi bastante honesta sobre sua experiência.

https://www.instagram.com/p/Cikc296OcWr/

“Amamentação! É lindo, prazeroso, é mágico, é divino, porém, o começo não é tão fácil assim. Requer muita entrega, doação e paciência!”, afirmou a famosa que, nas redes sociais, também já contou que buscou tratamento com laser para aliviar a dor.

Shantal Verdelho
Em 2019, pouco tempo depois de dar à luz Filippo, seu primeiro filho, fruto do casamento com Mateus Verdelho, a influenciadora usou as redes sociais para desabafar sobre os desafios do aleitamento materno.

Na época, Shantal contou nas redes sociais que foi obrigada a parar de amamentar porque sentia muitas dores e teve mais de um quadro de mastite (infecção na mama comum durante a amamentação). “Chegou a um ponto que eu estava com medo de desmaiar ou vomitar em cima do bebê enquanto o alimentava. Uma situação horrível”, declarou.

https://www.instagram.com/p/CiDBfFzrskS/?hl=pt-br

Deixar de amamentar o filho foi uma decisão difícil para a influenciadora, que aproveitou para aconselhar: “Não quero desestimular ninguém, a amamentação materna é muito importante e a conexão que você tem com seu bebê é mágica e incrível. Não desistam, a não ser que esteja realmente difícil assim”.

No ano passado, Shantal foi mãe novamente com a chegada da pequena Domenica e, ao contrário do que aconteceu com o primogênito, a influenciadora afirmou que, dessa vez, não teve nenhum problema durante a amamentação.

Julia Faria
A atriz também falou com sinceridade sobre o período difícil que passou durante a amamentação de Cora, sua filha com Guto Cavanha. Em um longo relato em vídeo no Instagram (assista abaixo), Julia contou a experiência é incrível, mas que exige “muita entrega e dedicação”.

https://www.instagram.com/reel/CXga0yxg2ZK/

Na publicação, a famosa diz que o aleitamento foi o “capítulo mais desafiador” até então da maternidade e que, no processo, além de se sentir “insegura e vulnerável”, sofreu com muitas dores e fissuras nos mamilos.

Por fim, Julia disse ainda que só descobriu que a amamentação nem sempre é um mar de rosas quando conversou com amigas que, assim como ela, também enfrentaram dificuldades na hora de amamentar.

Samara Felippo
Em uma corajosa publicação no Instagram, a atriz também foi bastante honesta ao falar sobre frustrações, dores e julgamentos que, infelizmente, acompanham a maternidade e a experiência do aleitamento materno.

https://www.instagram.com/p/CDc7_YUJAW7/

“Tive duas amamentações. Já falei sobre isso por aqui. Alicía, até os 8 meses, porque eu quis. Tive mastite, dor e foi assim. Lara, até 1 mês. Sim. Alguém aí com certeza julgou!! Me separei no puerpério dela e tive depressão pós-parto amena. Meu leite secou, tentei translactação, mas não deu certo”, escreveu na rede social.

Samara afirma que defende muito a amamentação, mas que também passou a respeitar o direito da mulher escolher o tempo que quiser amamentar “sem ser apedrejada”. Por fim, aconselhou: “Amamentem! É delicioso, sensação única e sublime. Doe leite se tiver em abundância. Amamentem o tempo que quiserem. Ninguém tem nada a ver com isso. Mas se respeitem e não se cobrem caso não possa ou não queira”.

Gravidez e bebês