Alguns sintomas da gestação podem ser muito incômodos, como o gosto ruim na boca na gravidez. Decorrente de mudanças inerentes à esta fase, a sensação pode ser tão forte ao ponto de causar ânsia de vômito. Entenda.
Porque o gosto amargo surge?
Há duas explicações relacionadas ao gosto amargo na boca durante a gravidez. A primeira é a digestão mais lenta, conforme explica a professora e ginecologista Flávia Fairbanks, da Clínica FemCare. “A progesterona liberada na gravidez deixa todo o trato gastrointestinal lentificado, o que aumenta sensação de refluxo, que é quando o conteúdo do estômago retorna para o esôfago, acarretando em um gosto ruim”, explica.
Já a segunda refere-se à alteração dos sentidos da mulher. “Nesta fase, há a alteração das papilas gustativas, que aumentam de tamanho, e do próprio olfato, que fica mais sensível e potente, fazendo com que qualquer gostou ou cheiro seja mais perceptível”, esclarece o ginecologista e obstetra Alberto Guimarães.
Quando passa?
Flávia Fairbanks explica que essa alteração é normal e geralmente surge por volta da sexta semana de gestação. Já o desaparecimento do problema ocorre aproximadamente na passagem do segundo para o terceiro mês.
Como tirar gosto amargo na boca na gravidez?

Sentir gosto ruim na boca na gravidez é um problema que pode ser amenizado com alguns truques. Alberto Guimarães recomenda colocar uma unidade de cravo no canto da boca e, sem mastigá-la, aguardar alguns minutos até que o gosto seja substituído. Outra dica é fazer o mesmo com um pequeno quadrado de gengibre.
Mais sobre gestação
- 10 confusões que toda grávida tem e são absolutamente normais
- Parto prematuro em baixinhas: elas têm mais chance de ter o bebê antes?
- Vacina de febre amarela em gestantes: Podem tomar? Médico explica