Clara, que tem apenas 20 dias, agora está com brincos; entenda se a prática é recomendada para recém-nascidos
Graciele Lacerda, que tem mostrado um pouco da sua rotina como mãe para os quatro milhões de seguidores, contou que a filha recém-nascida teve as orelhas furadas, na última segunda-feira (13), e agora usa brinquinhos.
Uma das enfermeiras de Clara – que, com apenas 20 dias de vida, é fruto do casamento com Zezé Di Camargo – realizou o procedimento.
No entanto, segundo especialistas, a mamãe de primeira viagem deveria ter esperado mais tempo para colocar os brincos na pequena, por questões de saúde. Saiba mais abaixo.
Pode furar a orelha de recém-nascido?
De acordo com a pediatra Cristina Ortiz, diretora médica do Centro Pediátrico da Lagoa (CPL), no Rio de Janeiro, não existe uma idade totalmente certa, mas não é recomendado furar enquanto o bebê ainda for um recém-nascido – ou seja, com menos de um mês.
Qual o momento mais indicado?
O mais indicado é realizar os furos a partir dos dois meses de idade. Isso porque é o período em que a criança deve receber a vacina antitetânica, além de já estar com a pele menos sensível e o sistema imunológico mais evoluído.
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) permite que o procedimento seja feito em farmácias, desde que sejam utilizados os aparelhos específicos e descartáveis. Acupunturistas, pediatras e enfermeiros também podem fazer o procedimento – como no caso da filha de Graciele Lacerda.
Segundo a influenciadora, a enfermeira usou anestésico, mas Clara chorou mesmo assim durante o furo da primeira orelha. “Aí eu já coloquei no meu peito e ela parou de chorar. No outro lado, a gente furou com ela no meu peito e ela não chorou nada”, contou.