Graciele Lacerda mostra aliança larga e relata perda de peso na gestação: emagrecer grávida é seguro?

por | ago 15, 2024 | Gravidez e bebês

A perda de peso na gravidez, dependendo do momento e do motivo pelo qual acontece, pode ser prejudicial para o bebê, mas nem sempre indica um problema

Grávida do primeiro filho, Graciele Lacerda afirmou que perdeu peso recentemente. Ela está no segundo trimestre da gestação e afirmou que, após regularizar a alimentação novamente após um período de menos controle, ela perdeu 2 kg que havia ganhado anteriormente. Mas, afinal, emagrecer na gravidez é saudável? Entenda abaixo.

Graciele Lacerda relata perda de peso na gravidez

Graciele Lacerda (Crédito: Reprodução/Instagram @gracielelacerdaoficial)

Usando o Instagram, Graciele Lacerda falou recentemente sobre o corpo e o peso durante a gravidez. Segundo a esposa de Zezé Di Camargo, ela comeu mais que o normal durante um período que passou viajando – e agora, após semanas de alimentação saudável, perdeu o peso que havia ganhado.

“Estou comendo certinho, fazendo a alimentação bem bonitinha. Olha o tanto que minha aliança está folgada. Nada de inchaço! Estou tomando bastante água e comendo certinho, porque na semana que eu estava lá na fazenda, comendo muito, minha aliança ficava presa. Desde que voltei, tem duas ou três semanas, estou controlando e já perdi 2kg que eu tinha engordado. São 2kg de inchaço, de inflamação mesmo, porque estou comendo certinho”, disse.

Perda de peso na gravidez
Esposa de Zezé mostrou a aliança larga após perder peso e desinchar (Crédito: Reprodução/Instagram @gracielelacerdaoficial)

Perda de peso na gravidez é seguro?

Para mulheres que engravidam no peso ideal ou próximo dele, o esperado é ganho progressivo de peso. A quantidade de peso que se ganha na gestação varia de gestante para gestante. O ganho saudável, em geral, fica entre 11 a 16 kg segundo informações da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (SOGESP).

O aumento de peso é natural e acontece por uma série de motivos, como crescimento fetal, retenção de líquidos, aumento no volume de sangue circulante, aumento do útero e mais. Além disso, o ganho de peso dentro dos limites também ajuda a garantir a saúde do bebê. Mas, afinal, o que acontece com quem perde peso em vez de ganhar?

Graciele Lacerda (Crédito: Reprodução/Instagram @gracielelacerdaoficial)

Tudo depende de quando e do porquê a perda de peso na gravidez acontece. No primeiro trimestre, por exemplo, é natural que isso aconteça devido aos comuns enjoos causados pela gravidez. Já no segundo semestre, pode haver perda de peso natural indicada na balança quando há flutuações relacionadas a inchaço, por exemplo.

Segundo Graciele, a flutuação de peso aconteceu após o retorno à alimentação saudável e a adesão a drenagens linfáticas. Tudo isso impacta no peso.

Riscos de perder peso grávida

Barriga de gestação (Crédito: Anna Civolani/Unsplash)

O que não se deve fazer, segundo especialistas, é ativamente buscar o emagrecimento na gravidez quando já se está em um peso saudável. Tentar manter o peso de antes da gravidez durante a gestação ou fazer dietas restritivas nesse período sem indicação para isso pode ser prejudicial à mãe e ao bebê.

Há uma diferença entre cuidar da alimentação, controlando o ganho de peso para que fique dentro da normalidade, e a busca pelo emagrecimento. Isso pode privar o bebê de nutrientes necessários para seu crescimento e desenvolvimento. Se a situação for contínua, pode resultar em um bebê com baixo peso.

No caso de mulheres com obesidade e grávidas, as recomendações de ganho (ou perda) de peso são diferentes. Esses casos devem ser cuidadosamente monitorados por uma equipe multidisciplinar que compreende a obesidade como doença e cerca a paciente com cuidados seguros para garantir uma gestação saudável.

Gestante em banheira com flores, mostrando a barriga da gravidez (Crédito: lucas mendes/Pexels)

Ganho de peso na gravidez: recomendações

O que, em geral, se recomenda a gestantes é:

  • Manter uma alimentação equilibrada, rica em fibras e que inclua todos os grupos alimentares;
  • Não pensar em “comer por dois”, mas sim em se manter saciada por pequenas refeições ao longo do dia;
  • Caprichar na ingestão de água;
  • Monitorar o ganho de peso junto ao médico que acompanha a gravidez;
  • Evitar dietas restritivas;
  • Se manter fisicamente ativa.

Casos nos quais a mulher precisa perder peso na gestação são particulares e devem se basear em acompanhamento médico, bem como diretrizes nutricionais específicas.

Maternidade e saúde