Para que o bebê se desenvolva de forma saudável é fundamental que a gestante tenha cuidado com a alimentação. O que ela pode comer na gravidez ou não faz toda a diferença na saúde de mãe e filho.
Leia também:
Grávida pode comer peixe cru ou frutos do mar?
Nem tudo é permitido na alimentação da gestante
Dieta rica na gravidez fornece saúde ao bebê
Entre os alimentos para grávidas os mais recomendados são carboidratos integrais, carnes, ovos, leite, cereais, feijão e sementes. Mas há, também, aqueles cujo consumo deve ser evitado ou reduzido. “Costumo dizer que nada em excesso é bom”, diz a ginecologista e obstetra Marcia da Cunha dos Reis, coordenadora da Maternidade do Hospital de Clínicas Padre Miguel (HCPM), Zona Oeste do Rio de Janeiro. Ela recomenda uma alimentação equilibrada.
Peixe cru na gravidez

O camarão e os frutos do mar, especialmente os crus, como na comida japonesa, estão entre os que mais geram dúvidas. Segundo a médica, nenhum deles está proibido.
“O camarão deve ser evitado apenas quando relacionado a alergia alimentar”, afirma. “Já os peixes crus, assim como qualquer alimento cru aumenta a chance de infecções”.
Por isso é sempre importante consultar um médico, pois em cada caso as reações podem ser diferentes. Dra. Márcia falou também sobre a ingestão de outros alimentos durante a gravidez, como pimenta, adoçante e café.