Manter uma alimentação equilibrada durante a gravidez faz bem para a mamãe – que precisa de energia para manter as atividades metabólicas – e ajuda no desenvolvimento do bebê – que precisa dos nutrientes ingeridos para que seus órgãos e ossos tenham formação e crescimento corretos.
Leia também:
Alimentação na gravidez x peso do bebê
Dieta na gravidez prejudica o bebê?
Dieta rica na gravidez fornece saúde ao bebê
Algumas mulheres ficam na dúvida em relação a alguns ingredientes, especialmente os que são mais fortes, pois temem que possam prejudicar o feto. A pimenta na gravidez é um exemplo. Pode ou não pode comer?

A resposta, segundo a ginecologista e obstetra Marcia da Cunha dos Reis, Coordenadora da Maternidade do Hospital de Clínicas Padre Miguel (HCPM), Zona Oeste do Rio de Janeiro, é sim. Mas com cautela. “A pimenta não traz problemas ao feto, apenas pode causar prejuízos gástricos à gestante como azia e náuseas”, diz.
Outro alimento que gera dúvidas é canela, cujo consumo também está liberado. “Não existem estudos que comprovem seu prejuízo à gestação”, garante.
Ela explica ainda se alguns outros alimentos, como café, adoçante, camarão e frutos do mar podem ser consumidos durante a gravidez.