Thaila Ayala emendou duas gestações em poucos meses: há intervalo seguro para ter outro bebê?

Menos de um ano após dar à luz Francisco, Thaila Ayala anunciou que está grávida novamente. Tendo em vista todas as mudanças físicas e psicológicas que uma gestação traz às mulheres, a situação da atriz chamou a atenção e trouxe à tona uma questão: há recomendação sobre o período que deve ser esperado antes de engravidar novamente?

Intervalo recomendado entre gestações

Thaila, esposa de Renato Góes, sempre compartilhou na web os desafios da sua maternidade, incluindo a dificuldade para amamentar o pequeno Francisco.

https://www.instagram.com/p/CjMDM5GuTiS/

De acordo com a obstetra e ginecologista Carolina Curci, que atende na Clínica Curci, em São Paulo,18 meses é o tempo ideal para se esperar entre uma gestação e a outra, especialmente se a mulher tiver mais que 35 anos de idade. Thaila, no caso, tem 36 enquanto está à espera de Tereza.

Isso acontece porque o intervalo entre o nascimento de um filho e a concepção de outro é um dos fatores associados ao parto prematuro e até ao desenvolvimento fetal abaixo do normal dentro do útero.

Por mais que alguns estudos sugiram cerca de cinco meses, a profissional orienta que o mínimo é ainda 12 meses. “Quando os 18 meses são cumpridos, por exemplo, o risco de mortalidade materna entre as mulheres com mais 35 anos fica em apenas 0,5%”, explica.

Quais são os riscos e por que eles existem?

A gravidez traz consigo uma série de modificações no organismo da mãe, uma vez que ele precisará trabalhar para formar e nutrir a criança que está sendo gerada. O coração e os pulmões são alguns dos orgãos maternos que mais trabalham para manter o sangue circulando entre o corpo dela e o do feto.

E, se praticamente toda a energia da mulher vai primeiro para o bebê, não é difícil imaginar que o corpo feminino também demore para voltar ao “normal” – na verdade, é necessária a recuperação pós-parto e do útero.

Do contrário, os prejuízos incluem anemia para a mulher – por conta da alta demanda de ferro e alteração da coagulação sanguínea -, ruptura uterina no nascimento e deficiência nutricional para o bebê.

Maternidade