Infecção urinária na gravidez prejudica o bebê?

A infecção urinária acontece quando uma bactéria invade o sistema urinário e começa a se desenvolver – principalmente na uretra e na bexiga. O organismo geralmente expele microrganismos estranhos ao corpo, mas, às vezes, as defesas não são suficientes e a bactéria começa a crescer.

Leia também:
Grávida com câncer: 7 fatos sobre a doença na gestação 
10 principais causas do parto prematuro 
Febre na gravidez: o que pode ser?


infeccao-urinaria-na-gravidez-1.jpg

Infecção urinária em grávida é perigoso?

O ginecologista Dr. Renato de Oliveira, responsável pela área de reprodução humana da Criogênesis, a infecção na gravidez exige cuidados especiais. “A grande preocupação com uma infecção urinária não tratada é o risco de parto prematuro. No caso de infecções altas (que acometem os rins) existe o risco de evolução para uma infecção generalizada”, explica.

Para evitar esses riscos, o médico ressalta a importância de realizar um bom pré-natal. “Se diagnosticada uma infecção nos rins, a grávida deve ser internada para administração de antibióticos endovenosos”, afirma o médico, “para diminuir as chances de sofrer com a doença, é importante não segurar a urina por muito tempo, hidratar-se regularmente e sempre procurar um médico quando sentir dores no trato urinário ou apresentar febre sem causa aparente”, pontua.