O leite materno deve ser o único alimento do bebê até os seis meses. Após esse período, alguns médicos orientam a complementar as refeições do pequeno com o leite em pó. Entre as várias opções especiais para crianças, as mamães devem ficar atentas à embalagem e dar preferência aos enlatados, que são mais seguros para a saúde.
Leia também
Leite materno pode ser fraco ou insuficiente?
Criança com menos de 1 ano não deve beber suco
Desenvolvimento do recém-nascido até 1 ano
“A embalagem preserva as propriedades nutricionais e o sabor do leite por mais tempo, sem necessidades de conservantes ou aditivos químicos, tornando-se um forte aliado para as mães”, indica a engenheira de alimentos Thais Fagury. Segundo ela, o prazo de validade do leite em lata pode chegar a até cinco anos, fazendo com que não haja preocupação com o rápido vencimento do produto.
A lata de aço, se comparada aos saquinhos, mantém muito mais as características nutricionais do alimento, já que bloqueia a entrada de luz, oxigênio e elementos externos e possui uma película interna flexível, que evita o contato do produto com o metal. Além disso, de acordo com a Associação Brasileira de Embalagem de Aço (ABEAÇO), a violação desse tipo de material também é muito mais difícil, evitando assim qualquer alteração, falsificação ou contaminação do conteúdo.
Leite de saquinho pode ser menos saudável do que o de latinha (Créditos: Thinkstock)