O leite materno é o melhor alimento que seu bebê pode receber, principalmente nos primeiros meses de vida. No entanto, o processo nem sempre é livre de complicações.
E um assunto sobre o qual poucas mães falam é a crise da lactação, uma fase em que parece que o bebê não está satisfeito com seu leite e não quer mais ser amamentado.

Por ser um assunto raramente mencionado, algumas mães interpretam isso como um sinal de que deveriam abandonar o aleitamento e partir para a mamadeira. Mas nada poderia estar mais distante da verdade.

Crise de lactação: o que é?
A Associação Espanhola de Pediatria explica que a crise da lactação é apenas uma das fases dos bebês que, neste caso, parecem não se contentar com o leite materno como antes.
Os especialistas acrescentam que a criança pode ficar mais inquieta na hora de mamar, pedir mais leite ou pegar no seu seio e depois soltar várias vezes.

O que acontece nesses casos é que a produção de leite da mãe e o apetite do bebê ficam defasados. Isso ocorre porque seu filho cresce e, portanto, requer mais comida. Depois de alguns dias, no entanto, tudo fica regulado.

Existem 3 momentos de possível crise de lactação no primeiro ano de vida do bebê e ele pode passar por apenas um, por todos ou nenhum.

Crise de lactação em 3 semanas
Está entre os primeiros 15 e 20 dias de vida. O bebê dá seu primeiro estirão e, portanto, precisa de mais leite.
Durante 3 ou 4 dias, o recém-nascido pedirá para mamar a cada meia hora, aproximadamente. Após este tempo, seu corpo produzirá mais leite e tudo será ajustado.

Crise de lactação do primeiro mês
Seu filho vai passar por mais um grande marco em seu desenvolvimento, mas vai se expressar de outra forma: ele pode ficar nervoso, chorar e até rejeitar seu seio às vezes. Não há duração estimada, então você terá que ter paciência para superar a fase.

Crise de lactação aos 3 meses
A fase pode ser uma das mais difíceis, especialmente porque dura entre 3 semanas e 1 mês. O comportamento do seu filho será caracterizado por:
- Amamentação mais curta (após 5 minutos ele já estará satisfeito)
- Distração enquanto mama
- Choro logo após começar a mamar

Em cada uma dessas etapas, é importante que você respeite o apetite do bebê. Ou seja, amamente quando solicitada e não o force a beber mais leite. Também pode ser benéfico alimentá-lo em um local tranquilo, sem muita luz.
A sua melhor arma será sempre a paciência: lembre-se de que a crise faz parte do processo de desenvolvimento do seu filho.
Aleitamento materno
- 10 maravilhas que o leite materno é capaz de fazer pela saúde da mãe e seu bebê
- Só quem é mãe entende como são difíceis as noites de amamentação
- O que pode ou não durante amamentação? Site mostra remédios, comidas e mais
Original Author: Ericka Chavez Original Author URL: https://www.vix.com/es/users/ericka-chavez
Original ID value: 236900
Original Site: es
Original URL: https://www.vix.com/es/madres/236900/no-produces-suficiente-leche-para-tu-bebe-tranquila-no-es-razon-para-destetarlo-expertos