Muitas gestantes acreditam que, passado a nascimento do bebê, o corpo volta rapidamente para o que era antes. Contudo, é preciso reconhecer que seu corpo passou por nove meses de intensas transformações e, por isso, precisa de tempo para se readaptar ao novo momento pós parto – o que pode levar até um ano.
Durante esse momento de readaptação é comum as mulheres perceberem o surgimento de um borrão semelhante a um sangramento, essa manifestação do corpo é chamada de lóquios.
Lóquio: secreção no pós-parto
Assim como é comum as mães sentirem cólicas após o nascimento do bebê, devido ao processo de involução do útero, também está dentro da normalidade que o pós-parto ela tenha uma descarga vaginal chamada de lóquios.
Trata-se da eliminação de restos de sangue, muco e tecidos provenientes do útero. Esse processo consiste na eliminação de células sanguíneas, células endometriais, bactérias e restos de membranas placentárias, decorrentes da regeneração da ferida placentária.
A eliminação de lóquios é um processo normal e esperado no pós-parto. Geralmente a evolução da loquiação ocorre da seguinte forma: nos primeiros dias pós-parto assumem uma coloração avermelhada, após 3 a 4 dias os lóquios adquirem uma coloração acastanhada. Por volta do 10º dia, a coloração se torna amarelada e gradativamente vai assumindo um tom mais esbranquiçado.
Quando se preocupar?
Como o período pós-parto também é novidade para muitas mães, é comum ter dúvidas sobre o que está ou não dentro da normalidade. Pensando nisso, reunimos alguns sinais vermelhos que pedem uma atenção médica caso se manifestem:
- Coágulos de sangue muito grandes após as primeiras 24 horas depois do parto;
- Ao invés de diminuir com o passar dos dias, o sangramento aumenta ou continua na mesma intensidade;
- Se o sangramento apresentar um cheiro ruim, isto pode ser um sinal de infecção no útero ou na vaginal.
- Sangramento vermelho vivo ou intenso (lóquio) após o quarto dia depois do parto, ou coágulos de sangue muito grandes no lóquio
- O lóquio tem um odor desagradável.
- Dor na área abdominal inferior, após os primeiros dias do parto.
- Sinais de infecção (vermelhidão, calor, inchaço, corrimento contínuo) no local da incisão da episiotomia ou da cesárea.
Período pós-parto
- Puerpério: saiba o que acontece no período pós-parto
- Recuperação pós-parto: quantos anos para se recuperar?
- Recuperação pós-parto normal ou cesária: médicos esclarecem