Desde que deu à luz, Isa Scherer tem mostrado com naturalidade a sua barriga pós-parto, até como uma resposta às pressões estéticas e irreais que as mulheres sofrem neste período.
Recentemente, inclusive, ela incluiu um registro de seu abdômen em uma retrospectiva, mostrando que a pele da região tem um leve escurecimento – algo que, de acordo com Fabiana Seidl, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), é comum especialmente para quem, como Isa, deu à luz gêmeos. Entenda mais abaixo.
Mancha na barriga pós-parto: o que é?
https://www.instagram.com/p/Cmckao9u_M9/
Durante a gravidez, o corpo produz mais melanina que o normal em resposta ao aumento natural dos níveis de hormônios – como o estrogênio -, caracterizando uma hipercromia. A consequência disso, segundo a médica, é uma alteração de cor não só na barriga de algumas mulheres, mas também nos mamilos, lábios vaginais e rosto.
Após nove meses de gestação e uma barriga de um tamanho que foi motivo de comentários bem-humorados por parte dos seguidores, Isa passou por uma cesariana para dar à luz Mel e Bento. De acordo com a dermatologista, a hipercromia, neste caso, soma-se à flacidez e às estrias do pós-parto, o que resulta no aspecto visto na barriga da chef de cozinha.
https://www.instagram.com/p/ChiH-KVOk0m/
“Quanto maior a distensão da pele, mais chances existem de a mulher desenvolver estrias e flacidez, principalmente na região do umbigo”, afirma Fabiana, garantindo que todas estas condições são transitórias. “É muito comum que essas alterações continuem evidentes por até seis meses após o parto, pois tendem a melhorar com o tempo”, explica a dermatologista.
Embora existam tratamentos estimuladores de colágeno, incluindo injetáveis e em laser, Fabiana também defende que é saudável respeitar a naturalidade de todo o processo de dar à luz.
“Acredito que essas ‘marcas’ da gestação devem ser vistas sem maiores questões, ainda mais no pós-parto imediato, que é quando a mulher está muito suscetível às mudanças hormonais e tendo que lidar com todas as demandas do bebê recém-nascido”, pontua.
https://www.instagram.com/p/Cip7a8lOipB/