Existem complicações que podem acontecer durante o parto vaginal que pedem uma intervenção médica utilizando um instrumento chamado fórceps, semelhante às pinças cirúrgicas, mas cujos extremos têm forma de colher.
Como o fórceps é utilizado?
De acordo com a obstetra Dra. Andrea Rebello, o instrumento possui 2 ramos metálicos que são encaixados um e cada lado da cabeça do bebê para que ele seja puxado e seu nascimento seja rápido. Mas só pode ser utilizado se a mulher estiver com dilatação total, ou seja, 10 cm.
Quando precisa ser utilizado?
Preso no canal de parto
Normalmente o parto com fórceps ocorre quando o bebê está posicionado corretamente mas fica preso no canal de parto, sem dar sinais de movimentação.
Posição posterior
A técnica também pode ser utilizada em alguns casos quando o bebê se apresenta em posição posterior ou de nádegas.
Sofrimento fetal
O fórceps também é utilizado se o bebê entra em sofrimento, ou seja, se há queda dos batimentos cardíacos e ele precisa nascer rápido.
Outras situações em que é indicado
- Quando a mãe tem doenças que podem ser agravadas com o esforço excessivo. Ex: doenças cardíacas, degenerativas e neuromusculares, asma, e paralisia⠀⠀
- Exaustão/esgotamento da mãe⠀
- Uso de analgesia de parto que compromete a força da mãe⠀
- Período expulsivo prolongado ⠀
Violência obstétrica
Não é sempre que o uso do fórceps é necessário, de modo que, fazer essa intervenção sem uma análise criteriosa do médico sobre a real necessidade do uso é uma violência à autonomia da mãe. Da mesma forma, é essencial explicar à paciente a situação e, sempre que possível, obter seu consentimento verbal, caso contrário configura um caso de violência obstétrica.
Tipos de parto
- Benefícios do parto normal para bebê e mamãe
- Parto humanizado: o que é, vantagens e riscos
- Parto normal ou parto cesárea?