A candidíase é muito comum nas mulheres. Desde pequenas, elas sofrem com a doença, que é causada por fungos. Uma das grandes causas da candidíase é a baixa imunidade, assim como uso de antibióticos e corticóides.
Candidíase em criança
Porém, no caso das crianças, a grande causa pode ser a má higiene na região. Quando começam a ir ao banheiro, as meninas ficam muito independentes e gostam até de se limpar sem a ajuda de ninguém.
Porém, é nessa hora que o pai e a mãe devem ensinar e também limpar da mesma forma. Diferente do que a maioria faz, a limpeza deve ocorrer da frente para trás (ou seja, no sentido da vagina para o ânus) e não o contrário.
Se os papais limparem o bumbum da criança após ir ao banheiro de trás pra frente, trará as bactérias da região do ânus para a vagina. Feito isso, a chance das pequenas terem candidíase é muito grande.
A melhor recomendação da ginecologista Alyk Vargas, da Clínica Ellas, é realizar uma ótima higiene na região, evitando que a proliferação de fungos provoque também um desequilíbrio na flora vaginal, causando os temíveis corrimentos.
Leia mais sobre candidíase:
- 10 maneiras para aliviar coceira e outros sintomas da candidíase
- Saiba como prevenir e tratar candidíase no homem
- 11 alimentos que pioram a candidíase: evite-os!