Não tomar sol na gravidez pode desencadear 5 complicações para a mãe e o bebê

A pior das complicações que pode acontecer em uma gravidez é o parto prematuro, que geralmente é desencadeado por outros fatores como hipertensão, diabetes e obesidade. Uma das maneiras de se prevenir contra tudo isso é tomando sol regularmente durante a gestação.

Importância do sol na gravidez

O sol é uma importante fonte de vitamina D, nutriente que não está presente no leite materno e é fundamental para o crescimento do bebê nos primeiros dias de vida.

De acordo com estudo publicado na Revista Paulista de Pediatria, a deficiência de vitamina D é frequente em gestantes de alto risco e tem sido associada a complicações durante a gravidez e no início da vida do recém-nascido.

Complicações por falta de sol

Como destacaram os pesquisadores, a deficiência de vitamina D deve ser encarada como um problema de saúde, com consequências graves à saúde da mãe e do bebê.

Por isso, a Caderneta da Gestante distribuída pelo Ministério da Saúde recomenda tomar sol diariamente, no início da manhã ou no final da tarde, sempre com o uso de protetor solar.

A exposição regular ao sol durante a gravidez reduz o risco de complicações que podem levar a um parto prematuro, tais como:

Pré-eclâmpsia

Doença caracterizada pela hipertensão durante a gravidez, a pré-eclâmpsia é uma das principais causas de parto prematuro, e está relacionada à deficiência de vitamina D no organismo da gestante. O nutriente tem um papel importante na circulação e contribui para a resistência dos vasos sanguíneos.

Diabetes gestacional

A falta de vitamina D durante a gravidez também aumenta o risco de diabetes gestacional. Foi o que apontou um estudo australiano sobre o controle da glicemia no período final da gestação: mulheres com baixos índices de vitamina D tiveram maior risco de parto prematuro ligado ao diabetes.

Vaginose bacteriana

A ocorrência desta infecção genital causada pelo excesso de proliferação da flora vaginal foi associado à falta de vitamina D em mulheres grávidas, como apontou estudo da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos.

Maior chance de cesárea

Pesquisadores britânicos mostraram que a ocorrência de cesarianas é maior entre gestantes com deficiência de vitamina D, pois a falta do nutriente pode reduzir a força no músculo pélvico durante o parto.

Baixo peso do recém-nascido

O mesmo estudo cita evidências de que gestantes com baixos níveis de vitamina D geram bebês com menor peso corporal e possíveis dificuldades de crescimento, além de maior chance de complicações como raquitismo e até asma.

Cuidados na gravidez

Original Author: Daniela Flores Original Author URL: https://www.vix.com/es/users/daniela-flores
Original ID value: 218599
Original Site: es
Original URL: https://www.vix.com/es/madres/218599/la-falta-de-exposicion-solar-podria-propiciar-un-parto-prematuro-aseguran-expertos