A gravidez é cheia de particularidades que vão sendo descobertas ao longo da gestação. Algumas delas podem causar dúvidas e até mesmo assustar as mães de primeira viagem, por isso é importante buscar o máximo de conhecimento sobre os mistérios deste período tão importante pra mulher.
Um fato que pode causar certa confusão no início da gravidez é a nidação – muitas vezes confundida com a menstruação o que leva algumas mães a acharem que não estão de fato grávidas.
O que é nidação?
É o processo da gravidez no qual o óvulo se fixa no endométrio, dentro da parede do útero, e se inicia a formação da placenta, do cordão umbilical e do saco amniótico. A partir de então, alguns sintomas podem ser sentidos por algumas mulheres, como um sangramento leve, diferente da menstruação, resultado da nidação.
De acordo com o ginecologista e obstetra Dr. Domingos Mantelli, este tipo de sangramento acontece em apenas 20% das mulheres, entre os primeiros quatro e quinze dias de gravidez. No entanto, é sempre importante consultar seu ginecologista caso haja sangramento para evitar patologias relacionadas a aborto.

Como é o sangramento?
O sangramento da nidação tem uma duração média de no máximo três dias. Se passar disto é necessário procurar um médico porque pode ter algum problema de baixa hormonal de progesterona o que causaria risco à gestação. O sangue característico da nidação tem o aspecto mais voltado à cor marrom ou um vermelho bem claro. Além do sangramento, também é possível sentir estes sintomas referentes à nidação:
- Leves pontadas no baixo ventre
- Cólica leve
- Corrimento escurecido com tom caramelo
Sintomas da gravidez
- Incontinência urinária ou fecal é normal na gravidez?
- O lado chato da gravidez
- Enjoos na gravidez