Quando se trata de encontrar o nome perfeito para batizar seu bebê, qualquer referência pode ser válida para ajudá-la nessa missão. Isso porque existe uma série de opções ao redor do mundo, das mais distintas origens e com milhares de significados diferentes. Provavelmente algum deles fará sentido para você!
Pensando nisso, listamos os nomes mais famosos da literatura atual e antiga. Se você é fã de algum destes livros, certamente vai encontrar a opção perfeita para seu bebê, seja ele menino ou menina. Confira:
Nomes de bebês inspirados em livros
Nomes para meninas
1. Arya
Livro: “As Crônicas de Gelo e Fogo”, de George R R Martin
Tão forte quanto a personagem que o carrega, o significado deste nome pode ser tanto “aquela que é essencial”, quanto “nobre”. Isso porque existem duas possíveis origens para ele: a primeira é latim e significa “ar” e, por extensão, “ela é essencial”. Já a origem sânscrita aponta para o sentido de “nobre”.
2. Emma
Livro: “Madame Bovary”, de Gustave Flaubert
Antes de se tornar um nome para mulheres, Emma era, na verdade, um apelido dos nomes germânicos começados por Ermin, Irmin e Yrmin – como Ermintrude ou Irmingard, por exemplo. Seu significado é “todo” e “universal”, portanto pode ser interpretado como “aquela que é universal”.
3. Morgana
Livro: “As Brumas de Avalon”, de Marion Zimmer Bradley
Originado do galês antigo ou do celta, ele surgiu como Morcant, que era inicialmente um nome masculino e traz em seu significado “mar circular” ou “círculo de mar”, uma vez que une as palavras mor, que quer dizer “mar” e a palavra cant, que significa “círculo”.
4. Catherine
Livro: “O Morro dos Ventos Uivantes”, de Emily Brontë
Este nome significa “pura” ou “casta” e é a variante francesa de Catarina, que tem origem no nome grego Aikaterhíne, derivado da palavra kathará.
5. Alice
Livro: “Alice no País das Maravilhas”, de Lewis Carroll
Alice tem origem nas versões francesas Adaliz, Alesia, Aliz, utilizadas como diminutivo de Adelaide, cuja origem é germânica.
O significado de Adelaide, por sua vez, vem do germânico Adelheid e resulta da junção dos elementos adal, que quer dizer “nobre”, e haidu, que significa “espécie”, “tipo”, “qualidade”.
Com isso, Alice significa “de qualidade nobre”, “de linhagem nobre”.
6. Gabriela
Livro: “Gabriela, Cravo e Canela”, de Jorge Amado
Famoso por batizar uma das personagens mais icônicas de Jorge Amado, este nome é a variante feminina de Gabriel, de origem hebraica, e que quer dizer “homem forte de Deus”. Com isso, por extensão, Gabriela carrega o significado de “mulher forte de Deus”.
7. Lara
Livro: “Para Todos Os Garotos Que Já Amei”, de Jenny Han
O nome da protagonista da história que caiu no gosto especialmente do público mais jovem é de origem grega e remete a “aquela que é agradável”, “caseira” ou “que gosta do seu lar”.
8. Úrsula
Livro: “Cem Anos de Solidão”, de Gabriel García Márquez
Este nome tem origem na forma diminutiva do latim ursa, feminino de ursus, que significa literalmente “urso”. Com isso, ele carrega consigo a simbologia deste animal que representa a força e a coragem.
9. Elizabeth
Livro: “Orgulho e Preconceito”, de Jane Austen
Originado a partir do hebraico Elishebba, este nome significa “Deus é abundância” ou “Deus é juramento”.
10. Capitu
Livro: “Dom Casmurro”, de Machado de Assis
Outro nome famosíssimo na literatura, ele é na verdade o apelido de Capitolina, forma feminina de Capitolino. Este, por sua vez, vem do latim Capitolium e significa “relativa a Capitólio”.
11. Lisbeth
Livro: “Os Homens que Não Amavam as Mulheres”, de Stieg Larsson
Do latim, este nome é mais conhecido como um apelido de Elisabeth que, como dito anteriormente, tem o significado religioso de “Deus é abundância” ou “Deus é juramento”.
12. Sofia
Livro: “O Mundo De Sofia”, de Jostein Gaarder
Sua origem vem do grego sophia, que significa literalmente “sabedoria”. Com isso, acaba dando o sentido de “a sábia” a quem recebe este nome.
13. Louisa
Livro: “Como Eu Era Antes de Você”, de Jojo Moyes
Esta é uma variante francesa de Luísa, versão feminina de Luís, que tem origem no germânico Chlodovech. Este, por sua vez, é formado pelos elementos hlud, que significa “fama” e wig, que quer dizer “guerreira”. Seu significado, portanto, fica “combatente gloriosa”, “guerreira famosa” ou ainda “famosa na guerra”.
Nomes para meninos
1. Augustus
Livro: “A Culpa é das Estrelas”, de John Green
Esta é uma variação da forma original da escrita do nome Augusto, que derivado do latim significa “sagrado”, “sublime”, “elevado”.
2. Noah
Livro: “Diário de uma Paixão”, de Nicholas Sparks
Trata-se do nome do famoso personagem bíblico que construiu a arca, e no Brasil é chamado de Noé. Sua origem é hebraica e vem da palavra noach, que significa “descanso”, “repouso” ou, ainda, “de longa vida”.
3. Jean
Livro: “Os Miseráveis”, de Victor Hugo.
De origem hebraica, este nome significa “o agraciado por Deus” ou “Deus cheio de graça”.
4. Jon
Livro: “As Crônicas de Gelo e Fogo”, de George R R Martin
Nome de um dos protagonistas da série de livros, ele tem como significado “Deus é Gracioso” e vem do hebraico. É, também, uma variação para o popular João.
5. Charlie
Livro: “As Vantagens de Ser Invisível”, de Stephen Chbosky
Trata-se do diminutivo de Charles, versão inglesa de Carlos, que é um nome originado no germânico Karl, kerl, e que quer dizer literalmente “homem”. Por extensão, lhe é atribuído também o significado de “homem livre” ou “homem do povo”.
6. Patrick
Livro: “As Vantagens de Ser Invisível”, de Stephen Chbosky
A origem do nome Patrick é o latim Patricius, de patre, que significava “pai livre”. É o contrário de plebeu, um homem do povo. Por esse motivo, o nome carrega um sentido de nobreza e de dignidade.
7. Arthur
Livro: “Guia do Mochileiro das Galáxias”, de Douglas Adams
Com origem incerta, acredita-se que este nome surgiu da língua celta, a partir do termo artwa, que quer dizer literalmente “pedra”. Outra possibilidade seria a união dos elementos art, que quer dizer “urso”, e ur, que significa “grande”.
8. William
Livro: “Como Eu Era Antes de Você”, de Jojo Moyes
William é um nome de origem germânica, que deriva de Willahelm. Seu significado resulta da união de wil, que significa “desejo” ou “vontade”, e helm, que significa “proteção”. Com isso, ele ganha o sentido de “protetor corajoso” ou “o que deseja proteger”.