O que é a mielomeningocele e como é feita a cirurgia na barriga da gestante?

A mielomeningocele (ou espinha bífida aberta) é uma malformação congênita da coluna vertebral do bebê, que faz com que sua medula espinhal nasça exposta.

Como a medula é a ligação entre o cérebro e os nervos periféricos do corpo, ela pode comprometer as funções motoras e de órgãos se não se formar corretamente.

No primeiro mês da gravidez, os dois lados da coluna se unem para cobrir a medula espinhal, os nervos e as meninges, mas, por algum motivo, às vezes essa união não se dá corretamente, provocando a mielomeningocele.

Cerca de 90% das crianças com mielomeningocele desenvolvem hidrocefalia, que é a acumulação de líquido na cavidade craniana.

Mielomeningocele: causa e diagnóstico

As causas da mielomeningocele são desconhecidas, mas acredita-se que a baixa concentração de ácido fólico no organismo da mulher durante a gestação possa ter alguma influência, já que ele é essencial para o desenvolvimento do tubo neural.

O diagnóstico precoce da condição ainda no pré-natal permite que a cirurgia seja feita na barriga da gestante.

Cirurgia de mielomeningocele é feita na barriga da mãe

De acordo com informações do Hospital e Maternidade Santa Joana, o tratamento é a cirurgia fetal de mielomeningocele, um procedimento complexo, que requer o esforço conjunto de especialistas de diversas áreas clínicas.

Antes da cirurgia, a mãe é submetida à anestesia geral para garantir a anestesia tanto dela quanto do bebê. Os médicos então abrem o abdome materno e expõem o útero para fora da cavidade abdominal. Por meio de ultrassom, o cirurgião identifica o melhor lugar para a abertura do útero e acesso ao feto.

Pinças especiais são utilizadas para realizar a abertura do útero em um tamanho suficiente para expor a mielomeningocele. Em seguida, é realizado o fechamento do canal medular e, posteriormente, da pele fetal.

Por fim, o útero é fechado e colocado novamente na barriga da mãe. Esse procedimento veda a mielomeningocele, liberando a medula do osso, permitindo que o tronco cerebral retorne à posição normal, revertendo assim a hidrocefalia. Confira no vídeo abaixo como é feita a cirurgia:

mini:

Cuidados durante a gravidez