Não são poucos os benefícios do parto normal para a saúde da mãe e do bebê e, por isso, é a via de nascimento mais indicada para as gestantes.
De acordo com a ginecologista obstetra Dra. Carla Andreucci Polido, todas as transformações protagonizadas pelo corpo das mulheres na gravidez o torna mais preparado para a gestação e para o parto vaginal.
Parto normal e desenvolvimento do pulmão

É atribuído ao parto normal um melhor desenvolvimento do sistema respiratório que, envolve, dentre outras coisas, a saúde dos pulmões.
Quando passa pelo canal da vagina, o tórax do bebê é comprimido, assim como o resto do seu corpo, isso garante que o líquido amniótico seja expelido de dentro dos seus pulmões pela boca, facilitando seu primeiro suspiro e estimulando o desenvolvimento pleno do sistema respiratório.

Imaturidade pulmonar
O trabalho de parto é o processo final de amadurecimento pulmonar.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, as cesáreas agendadas aumentam em 120 vezes a probabilidade de problemas respiratórios para o recém-nascido e se trata da principal causa do encaminhamento de bebês para UTIs neo-natais – especialmente devido a imaturidade do pulmão.
Quando a cesárea é indicada?
- Quando uma mulher precisa fazer cesárea?
- Médica cria lista com problemas que NÃO são motivo para fazer uma cesárea
- Cesária: casos em que ela é indicada