Pouca gente sabe, mas a posição mais indicada para o bebê dormir é com as costas apoiadas em uma superfície firme, de barriga para cima. Colocar a criança de barriga para baixo, deitada de bruços ou de lado, não é recomendável. Ambas as posições podem expor ao risco da Síndrome de Morte Súbita do Lactente, que faz com que o bebê perca a vida enquanto dorme, sem maiores explicações.
Qual o risco na hora do bebê dormir?
Como ainda não há uma única definição e causa aceita para a morte súbita de bebês recém-nascidos, todos os cuidados são importantes para evitá-la. Algumas hipóteses sugerem que, dependendo da posição ao dormir, ao encostar em superfícies moles, o bebê pode aspirar o seu próprio gás carbônico e sufocar.

Comum nos primeiros três meses de vida, o risco de morte súbita vai diminuindo conforme o bebê ganha sustentação da coluna cervical. No entanto, até os 12 meses, os cuidados na hora do sono devem ser redobrados. Por isso, além de deixar o bebê de barriga para cima na hora de dormir, não é recomendado usar travesseiros, cobertores soltos e bichinhos de pelúcia no berço.
Para evitar que os bebês se enrosquem no berço e lesionem alguma parte do corpo, prefira os modelos com laterais de telas ou protetores também telados, sem acolchoamento. Evite também dividir a cama com a criança. Para minimizar os riscos de sufocamento, todas estas medidas de segurança devem ser somadas à posição correta do bebê dormir, que é de barriga para cima e rostinho virado e não de lado.
Aprenda outras dicas de cuidado do bebê
- Qual a melhor posição para o bebê dormir?
- Seis meses: Como bebê está cada dia mais participativo
- Alteração nos olhos do bebê pode ser sinal de doença