Mamilos doloridos, rachados ou sangrando são sintomas comuns para algumas mulheres que estão amamentando. A pega errada é a principal causa do problema e a solução geralmente não está nas pomadas vendidas em farmácias, explica Luciana Herrero, pediatra especialista internacional em amamentação.
Veja também:
Amamentação: 10 mitos e verdades sobre o tema
Dicas para amamentar gêmeos
Como evitar estrias e rachaduras nos seios
“O que causam as erosões ou feridas nos seios é a pega errada”, afirma a pediatra. Um bebê, enquanto mama, precisa estimular o peito da mãe da forma correta. Além de pressionar os ductos para a saída do leite, o abocanhamento correto evitar dores e machucados.
“O bebê não pode pegar o peito de forma errada. A boca dele deve colocar a pressão no lugar certo, na aréola e não no bico”, explica a especialista. Na pegada correta, o peito da mãe entra bem fundo na boca do bebê. O mamilo deve ficar encostado no palato mole (fim do céu da boca).
Os responsáveis pelas rachaduras no peito, portanto, são os hábitos errados na hora de amamentar.
Estou com rachadura no peito: como tratar
Embora muito se fale sobre hidratação e receitas caseiras para fissuras nos seios, Luciana afirma que os melhores cuidados são aqueles fornecidos pelo próprio corpo. Passar o próprio leite na aréola e tomar sol, em alguns casos, é a melhor solução.
Pomada de lanolina para rachaduras nos seios

Algumas pomadas, embora sejam famosas por tratar estes problemas, podem apresentar mais riscos do que benefícios. “As pomadas de lanolina são muito hidrantes e deixam a pele mais fina. A tendência é que ela rache cada vez mais profundamente”, alerta a pediatra.
Utilizada apenas para tratamentos de feridas específicas – com crosta – ainda assim ela deve ser aplicada em quantidades muito pequenas. “Só indicamos esses tratamentos para feridas com crosta. A quantidade é minúscula, como meio grão de arroz em cada mamilo”, explica Luciana.
Como não serve de prevenção e tampouco é a melhor indicação para o tratamento de traumas mamilar, o melhor caminho para tratar as rachaduras do mamilo é buscar informações para corrigir a pega do bebê. Hospitais, maternidades, postos de saúde e bancos de leite podem fornecer o serviço de auxílio.
É extremamente importante que mulheres nestas condições solucionem o problema para evitar maiores complicações, como a mastite – infecção que começa a partir das fissuras.