É bastante comum mulheres recorrerem ao teste de gravidez das farmácias para terem uma resposta sobre uma possível gestação. Os testes atuam de modo a detectar o hormônio gonadotropina coriônica (hCG) – produzido pela mulher quando está grávida – na urina.
Teste de farmácia: chances de dar errado
De acordo com a ginecologista Dra. Viviane Lopes, coordenadora do setor de ultrassonografia do Femme Laboratório da Mulher, o erro no diagnóstico de gravidez através do teste de urina varia entre 30% a 5%. Portanto, se o resultado for positivo, é muito provável que a mulher esteja grávida, de fato.
Tempo certo
Ainda que seja bastante assertivo, a especialista aponta que a sensibilidade desses testes para detectar gravidez é baixa no início da gestação porque ainda há pouca produção do hormônio. Para ter um resultado confiável, o ideal é que sejam realizados testes apenas após o atraso menstrual , pois a mulher pode estar grávida, mas em um estágio precoce que pode interferir na avaliação do teste.
Repetir o teste
A ginecologista ressalta que, se a menstruação não aparecer e o teste de urina der negativo, é recomendado fazer o teste novamente depois de alguns dias. E não deixe de marcar uma consulta com seu ginecologista.
Ovulação e período fértil
- Entendendo o seu corpo: Período fértil
- As 10 maiores dúvidas sobre ovulação
- Período fértil: como saber quando vou ovular?