Quando a cor do olho do meu bebê vai mudar? Sempre muda? Entenda os motivos

por | dez 19, 2016 | Gravidez e bebês

A cor dos olhos (e dos cabelos) que um recém-nascido tem quando nasce pode mudar com o passar do tempo. E a resposta de como serão essas características físicas só poderá ser definitiva após o bebê completar um ano. Tudo porque a cor do olho é definida pela cor da íris, o anel em volta da pupila, e ela depende de uma proteína chamada melanina.

Por que a cor dos olhos muda?

A quantidade de melanina na íris, a parte colorida do olho, é que vai determinar a cor definitiva dos olhos quando o bebê for adulto. A melanina é uma pigmentação castanha e sua quantidade presente na íris que determina se a criança terá os olhos claros ou escuros.

Quase todos os bebês têm olhos mais claros ao nascer, pois ele esteve no escuro e não foi estimulado a produzir melanina. Ou seja, não existe pigmentação azul, verde ou cinzenta nos olhos, apenas o grau de intensidade da cor castanha influencia a cor definitiva dos olhos.

Até que idade os olhos podem mudar?

Essas mudanças de cor dos olhos acontecem com mais intensidade até os seis meses, mas somente depois de completar um ano é que será possível dizer qual será a cor definitiva da íris da criança. É o DNA que o bebê recebe dos pais que determina se seus olhos serão azuis, castanhos, verdes ou de outra cor.

shutterstock

No nascimento, os olhos serão azuis ou acinzentados em quase todos os bebês. Isso porque o melanócito – célula responsável por produzir a melanina – esteve no escuro e não foi estimulado a produzir a melanina. Após o nascimento, a luz estimula a produção de melanina, o que pode alterar a cor inicial dos olhos que ou escurecem ou mudam mesmo de tom. 

Assim, à medida que o tempo passa, a cor tende a se definir entre o azul, o verde ou o castanho de acordo com o grau de pigmentação da íris. Se o melanócito produzir pouca melanina, o olho permanecerá azul. Se produzir um pouco mais, esverdeado. Já se produzir muito, os olhos podem ser marrons ou pretos.

Outras curiosidades sobre genética