A hora de poder levar o filho para passear é sempre esperada. Alguns lugares estão preparados para receber os pequenos desde muito cedo, como é o caso de alguns restaurantes e parques. Outros, no entanto, requerem um tempo maior de espera. Exemplo é o caso do cinema, que pode assustar os pequenos e deixa-lo inquietos e, portanto, precisam de mais cuidado e preparação.
Veja também:
10 dicas para curtir mais o filho
9 atividades para fazer com as crianças nas férias
Como controlar o uso do vídeo game e da TV
Apressar o processo pode gerar desconforto para a família, para os pequenos e também para as outras pessoas presentes na sala. O lugar espaçoso, a escuridão, a tela grande, o som alto e o ambiente gelado são aspectos que podem fascinar ou assustar, e isto deve ser levado em consideração.
Além disso, são quase duas horas ininterruptas de filme. Os movimentos, as pausas e as idas frequentes ao banheiro podem se tornar em um transtorno.
É por isso que antes de tomar a decisão de levar um filho pequeno ao cinema é preciso que alguns fatores sejam analisados.
A partir de que idade uma criança pode ir ao cinema?
A idade recomendada é a partir dos cinco anos. Entretanto, o que deve ser levado em consideração é a capacidade de se concentrar e distinguir fantasia de realidade. Se uma criança com menos de cinco anos já consegue, em casa, assistir filmes com poucas pausas e concentração, então ela já tem maturidade para ir ai cinema tranquilamente.
O determinante é a criança, e elas são diferentes e únicas. Portanto, a melhor saída é analisar os comportamentos individualmente.
Dicas para levar criança pequena ao cinema
criancas-cinema-2.jpg
O primeiro fator a ser analisado é a classificação indicativa do filme. Mesmo infantis, muitos não são indicados para crianças muito pequenas. Tente pesquisar sobre a história e investigue se existem cenas que podem assustar os pequenos.
- Antes de chegar ao cinema, converse muito com a criança. Explique que a sala é grade, que as luzes serão apagadas, que o som é alto e a tela bem grande. Estabeleça também alguns combinados, como a conversa em tom mais baixo e a necessidade de ficar boa parte do tempo sentada.
- É importante também antecipar parte do enredo. Além de deixar o pequeno curioso, isso facilita sua compreensão e deixa o momento mais divertido. Mas, é claro, não conte as surpresas e nem o final. As expectativas são essenciais para que eles se mantenham atentos ao filme.
- Na hora de comprar os ingressos, escolha as poltronas longe da tela e próximas ao corredor. Além de facilitar a movimentação deles, essa disposição permite que as várias idas ao banheiro sejam menos incômodas para os outros telespectadores.
- Durante o filme, converse com eles. Faça comentários e amarre os pontos soltos da história. Isso também contribui para a concentração permanente.
Cinema com bebê: CineMaterna
Desde 2008, mães que querem ir ao cinema com as crias pequenininhas têm um espaço exclusivo. O CineMartena, uma associação de mulheres, criou um projeto que permite que mães, pais e cuidadores frequentem o cinema sem transtornos.
As sessões CineMaternas acontecem em várias cidades do país e as salas que as recebem são preparadas para acolher bebês de até 18 meses. Com ar condicionado em temperatura amena, volume baixo, tapete especial na primeira fila, trocadores dentro da sala, estacionamento para carrinhos e leve iluminação, o local é ideal para que os pais possam se divertir com os pequenos juntos.
Os filmes exibidos são adultos e escolhidos através de enquetes divulgadas no site da associação, lugar onde a programação mensal também fica disponível.
A partir de quando posso levar meu filho ao teatro?
Diferente do cinema, em espetáculos de teatro a criança pode ficar mais solta e interagir com os atores. Geralmente as peças possuem classificação indicativa, mas, também vale pesquisar sobre o enredo da história e, principalmente, sobre o lugar. Se a história, o tempo de duração e o lugar forem adequados para a idade do seu filho, inclua a atividade na programação deles sem medo.