Excesso ou escassez de urina em um teste de gravidez de farmácia, assim como outros fatores, podem resultar em um falso negativo
Falsos negativos em testes de gravidez de farmácia são uma realidade conhecida por muitos. Mas você sabia que fazer pouco ou muito xixi – ou até beber água demais antes de realizar o teste – pode mascarar um resultado positivo? Entenda abaixo o porquê e saiba a forma correta de fazer o teste de gravidez de farmácia com o máximo de precisão:
Falso negativo em teste de gravidez: xixi influencia?

O teste de gravidez de farmácia funciona identificando a gonadotrofina coriônica humana (hCG) na urina. Esse hormônio passa a ser produzido após a implantação de um embrião na parede uterina, e é por isso que ele indica uma gravidez. Mas, afinal, por que esses testes, às vezes, indicam um falso negativo?
Xixi diluído após tomar muita água
Um dos primeiros fatores que facilitam o falso negativo no teste de gravidez de farmácia é tomar muita água antes de realizá-lo. Isso porque, de acordo com informações da Mayo Clinic, isso dilui a urina, reduzindo a concentração de diversas substâncias, incluindo o hCG. Isso pode fazer com que os níveis do hormônio fiquem abaixo do limite de detecção do teste e a gravidez passe “despercebida”.
Muito xixi no teste de gravidez
Outro ponto que pode gerar um falso negativo ou um resultado de leitura ambígua é “inundar” o teste com muito xixi. Esses testes funcionam a partir de uma reação bioquímica na tirinha absorvente, e umedecê-la excessivamente com urina pode interferir na migração correta do xixi pela superfície do papel.
Isso pode impedir que o reagente se ative de forma adequada, algo que prejudica o aparecimento da linha que indica o positivo.

Pouco xixi no teste de gravidez
Por outro lado, umedecer pouco a tirinha absorvente do teste de gravidez de farmácia também pode resultar em um falso negativo. Isso porque, se a amostra for muito pequena e a gestação for muito inicial, a quantidade de hCG nela pode não bastar para ativar a área reagente do teste.
Como fazer teste de gravidez corretamente
Veja abaixo dicas de como garantir o máximo de eficácia ao fazer um teste de gravidez de farmácia em casa:
Faça o teste pela manhã
A primeira urina do dia é a mais concentrada. Utilizá-la, portanto, garante o mínimo de diluição das substâncias presentes nela, incluindo o hCG. Isso aumenta as chances de identificação do hormônio pela fitinha absorvente.
Não tome muita água antes de fazer o teste
Caso não faça o teste pela manhã, com a primeira urina do dia, tente não beber muita água antes de realizar o teste. Tomar muita água dilui o xixi, diminuindo a concentração de hCG por volume da urina.

Espere o atraso menstrual completar ao menos uma semana
Tanto a Cleveland Clinic quanto a Mayo Clinic frisam que, conforme o tempo passa após o primeiro dia do atraso menstrual em uma gravidez, as concentrações de hCG na urina aumentam. Após uma semana, é esperado que, caso a gravidez exista, as concentrações do hormônio sejam suficientes para que um teste o detecte.
Há, de fato, alguns testes de gravidez de farmácia que prometem detectar a gravidez até mesmo antes do atraso menstrual. Ainda assim, é preciso saber que as chances de um falso negativo ao fazer um teste nesse período são maiores.
Siga corretamente as instruções do teste de gravidez
Alguns testes pedem que a mulher mergulhe a fitinha absorvente na urina. Outros, pedem que ela faça xixi diretamente na fitinha. Seguir essas recomendações, que variam de fabricante para fabricante, é essencial para assegurar o resultado mais preciso possível.
Repita o teste dois dias após realizá-lo
A produção de hCG aumenta progressivamente com o passar dos dias. Para não ter dúvidas sobre uma gestação, indica-se repetir o teste de gravidez 48 horas após a realização do primeiro. Após esse período, é esperado que a quantidade de hCG aumente consideravelmente – e, se ele não existir, o negativo é verdadeiro.