Não é só durante a gestação que a mulher deve repensar seus hábitos de vida e redobrar os cuidados com a saúde. Tanto para engravidar mais rápido quanto para evitar transtornos ao longo dos nove meses, algumas medidas devem ser tomadas com antecedência.
Cuidados pré-gravidez
O planejamento de um filho vai muito além de questões psicológicas, financeiras e logísticas: é preciso preparar o corpo para a todas as mudanças provocadas pela gravidez. Tudo começa com as recomendações a seguir:
1. Consulta ginecológica e exames
Antes de tudo, é fundamental consultar um ginecologista para fazer um check-up completo. A obstetra Erica Mantelli enumerou alguns exames que devem ser feitos antes de engravidar: hemograma, análise de colesterol e diabetes, dosagens hormonais e verificação pressão arterial estão entre eles.
2. Suplementação com ácido fólico
O ácido fólico é fundamental no primeiro trimestre da gestação, ajudando no fechamento do tubo neural, estrutura que forma o sistema nervoso do bebê. Além de suplementos na forma de cápsulas, a vitamina é encontrada em alimentos como feijão, folhas verdes, ovos e frutas cítricas.
3. Controle de peso e mudança de hábitos
Caso a mulher esteja acima do peso, as mudanças físicas causadas pela gravidez podem ser muito mais difíceis de serem revertidas. A melhor maneira de preparar o corpo é mudar a alimentação, começar a praticar exercícios e, principalmente, parar de beber e fumar.
4. Vacinação
Para proteger a saúde da mãe e do feto, é essencial atualizar a carteirinha de vacinação antes de engravidar. A ginecologista Luciana Deister listou as vacinas que devem ser reforçadas: tríplice bacteriana, hepatite B, tríplice viral e catapora são as principais.
5. Dentista
As alterações hormonais provocadas pela gestação fazem com que a boca da futura mãe fique mais vulnerável às cáries, e os dentes se tornam mais sensíveis. Antes de engravidar, não custa fazer uma visita ao dentista para colocar tudo em ordem.
6. Pilates
Além de prevenir dores nas costas em decorrência do aumento da barriga, exercícios como ioga e pilates fortalecem os músculos do assoalho pélvico, que pode ajudar a prolongar a gestação e também são importantes na hora do parto normal.
7. Espantar o estresse
Dormir bem e manter-se relaxada está entre as principais recomendações para as grávidas – e também para quem deseja engravidar. O estresse causa alterações hormonais no ciclo menstrual que podem atrapalhar a fecundação, como explica a ginecologista Luciana Deister.