Assim como precisa estar atenta a diversos sintomas e alterações do metabolismo durante a gravidez, toda gestante também deve dar mais atenção à saúde ocular. Segundo o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, as modificações metabólicas, de circulação e oscilação dos níveis hormonais provocam desde mudanças temporárias na visão que desaparecem após a gestação até a piora de doenças oculares e sistêmicas preexistentes.
Problemas de visão durante a gravidez
Um exemplo bastante comum do que acontece durante a gestação é a maior circulação de hormônios pelo corpo, que provoca um inchaço generalizado inclusive na córnea, a lente externa do olho que juntos com o cristalino focaliza as imagens na retina. Este inchaço pode alterar a curvatura da córnea e o grau dos óculos, que também podem voltar ao estado anterior após o parto.
O que é síndrome dos olhos secos?
Outro quadro bastante frequente de sintoma temporário é a síndrome dos olhos secos. Essa variação na quantidade ou qualidade da lágrima também é causada pelas oscilações hormonais. Os sintomas são: ardência, coceira, queimação, olhos vermelhos e irritados, visão borrada que melhora com o piscar, lacrimejamento excessivo, sensibilidade à luz, desconforto após ver televisão, ler ou trabalhar ao computador.
O médico oftalmologista diz que a síndrome dos olhos secos pode ser tratada com colírio lubrificante, tipo lágrima artificial. “Existem muitos produtos desse tipo e nem todos são adequados para gestantes. Por isso, é importante consultar um oftalmologista antes de usar qualquer colírio nos olhos”, aconselha.
Como tratar?
Para reduzir o desconforto, principalmente, em mulheres que usam lentes de contato, Leôncio Queiroz afirma que também são indicadas cápsulas de semente de linhaça que diminuem a evaporação da lágrima, reforçando a camada oleosa.
Mais para seus olhos
- Receitas caseiras para eliminar bolsas sob os olhos
- Atenção: Alteração nos olhos do bebê pode ser doença
- Esfregar os olhos faz mal? Pode descolar a retina?