A reação alérgica a alimentos pode ser causada por diversos fatores, como, por exemplo, por problemas de digestão de algumas substâncias da comida ou ainda por uma resposta anormal do sistema imunológico a determinados componentes.
Leia também:
Meu bebê tem alergia a leite: e agora?
Crianças com alergia à glúten: veja alimentos proibidos
Alergia à proteína do leite de vaca em crianças: como lidar?

Soja, trigo, amendoim, castanhas, frutos do mar e leite de vaca são alguns dos alimentos com mais chances de provocar alergias alimentares em crianças pequenas e bebês, em função da presença de proteínas e outras substâncias que o sistema digestivo da criança pode ter dificuldade para processar.
As reações alérgicas podem se apresentar logo após a ingestão do alimento ou mais tardiamente e é importante que o problema seja diagnosticado e tratado por um especialista. Veja quais são os principais sintomas que ajudam a perceber se seu filho tem alergia alimentar.
Reações rápidas
- Olhos, lábios e rosto inchados
- Nariz escorrendo e espirros
- Irritação na garganta
- Náusea, vômito e diarreia
- Urticária e vermelhidão na pele
Reações tardias
- Cólicas
- Diarreia
- Prisão de ventre
- Sangue ou muco nas fezes
- Refluxo
alergia-alimentar-3.jpg
alergia-alimentar-3.jpg
Choque anafilático
Em alguns casos de reação alérgica mais forte, a criança pode apresentar uma reação intensa, com chiado no peito, inchaço na língua e queda de pressão, por exemplo. Caso ocorram essas reações, o socorro deve ser imediato.