Entre especialistas, não existe consenso sobre qual idade ideal para o bebê começar ir à praia. Normalmente, porém, o ideal é que seja a partir dos seis meses quando o uso de alguns tipos de protetores solares já são liberados na pele sensível do bebê. E mesmo tomando todas as precauções quanto à exposição solar, no entanto, é importante saber que, inclusive, a água do mar pode causar desconforto à criança. Veja por qual motivo:
Água do mar faz bem para o bebê?
A salinidade da água do mar é benéfica à saúde do bebê por conter micronutrientes, mas pode causar ressecamento da pele. É importante sempre enxaguar o corpo da criança com água doce, e hidratá-lo oferecendo água para beber e usando algum tipo de loção cremosa na pele.
Outro alerta é em relação à temperatura da água do mar. Os bebês não devem ser colocados em ambientes com água gelada. Por ainda terem a barreira cutânea imatura, eles perdem calor mais rápido, e sentem frio com muita facilidade. Quando a criança começa a andar, já pode desenvolver seu gosto pela brincadeira com o vai e vem das ondas e também tolerar melhor a água fria para criar uma relação com o mar.
Ainda com relação aos cuidados dos pequenos na água do mar também é importante evitar a submersão devido a riscos de dores de ouvido. A água do mar pode afetar ainda o couro cabeludo, que fica mais sensível, sobretudo se somado à exposição solar. Por isso, ainda na praia, o excesso de sal e areia deve ser retirado o mais rápido possível tanto da pele como dos cabelos e das roupas de banho.
Bebê na praia
- Três praias brasileiras para levar bebês e crianças: veja os destinos
- Saiba como proteger: 4 doenças que seu filho pode pegar na areia da praia
- Cuidados com as crianças na praia: dicas para proteger a saúde deles