Teste de gravidez: de farmácia x de sangue

A menstruação atrasou, sentiu alguma coisa diferente no corpo e acha que está grávida? Para matar a dúvida, existem duas formas clássicas: o teste de farmácia ou o exame de sangue. Mas será que são seguros? Como eles funcionam? E, afinal, depois de quanto tempo podem apontar a gravidez? Quem responde é a ginecologista e obstetra do Hospital e Maternidade Santa Joana Dra. Helena Junqueira.

Leia também

Veja quais são os principais sintomas da gravidez

Período fértil: como saber quando vou ovular?

Saiba como se preparar para ter um bebê

“Quando a mulher está grávida, ocorre a liberação de um hormônio chamado gonadotrofina coriônica humana (HCG), que circula no sangue e é liberado na urina. Por isso, para se diagnosticar gestação pode se fazer teste na urina e no sangue”, explica a especialista, que aponta o exame de sangue como o mais seguro deles, já que o de urina pode ser alterado de acordo com a presença de algumas substâncias em alta concentração, o que atrapalharia o resultado correto.

Quando posso fazer o teste de gravidez?

De acordo com a profissional, após um dia de atraso da menstruação já é possível detectar a presença do HCG no corpo da mulher. Contudo, há possibilidade de o de farmácia dar negativo mesmo com o óvulo fecundado. Portanto, o mais indicado é, nesse tipo, esperar de cinco a sete dias de atraso para tentar novamente. Se depois desse período der positivo, as chances de estar errado são mínimas, mas a garantia só pode vir mesmo com o exame de sangue, que precisa de um pedido médico para ser feito. Caso prefira acabar com a dúvida logo no início, o sangue pode apontar a gestação já a partir da presença do hormônio.