Tosse na gravidez prejudica o bebê?

Durante a gestação, a mulher passa por uma série de mudanças hormonais que influenciam no funcionamento de diversas funções do organismo, inclusive no sistema de defesa. Assim, fica mais suscetível a alergias, resfriados, gripes e outros problemas que tem como sintoma comum a tosse.

Leia também:
Grávidas devem evitar remédios para gripe 
5 dicas para minimizar enjoos na gravidez 
Alimentação saudável na gravidez

Para as grávidas que estão preocupadas com esse sintoma, o ginecologista Dr. Renato de Oliveira, da Criogênesis, tranquiliza: “tosse na gravidez não faz mal para o bebê”. O sintoma pode surgir a qualquer momento, mas, sendo persistente, é importante investigar suas causas, que podem estar relacionadas a outras doenças que requerem tratamento.

Como prevenir?

Segundo o ginecologista, as gestantes devem evitar locais frios, com muita corrente de vento, poluídos ou com muita poeira no ar. Além disso, é importante consumir cerca de dois litros de água por dia para acelerar a eliminação de toxinas que podem provocar doenças.

“Para aliviar a tosse e limpar a garganta, o consumo de chás com mel e limão estão liberados”, recomenda o Dr. Renato. Vale lembrar que a ingestão de medicamentos deve ser autorizada e indicada pelo médico.