As cólicas em bebês são normais e geralmente começam por volta do 15º dia de vida e podem perdurar por até 3 meses de idade.
De acordo com a pediatra Dra. Vilneide Maria dos Santos Braga Serva, do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria, o desconforto ocorre porque o sistema gastrointestinal dos pequenos ainda é imaturo e não aprendeu a digerir o leite.
A dor provocada pela cólica é variável, dependendo da intensidade dos movimentos na digestão e da sensibilidade de cada bebê. A médica ainda afirma que, se não vier acompanhada de outros sintomas e nem interferir no ganho de peso do bebê, ela é transitória e não apresenta riscos.
Se seu bebê sofre com cólicas insistentes e você já não sabe mais o que fazer para aliviar os incômodos do pequeno, pode experimentar uma dica simples com fralda e ferro, ensinada pela nutricionista Andreia Friques em seu perfil no Instagram.
Truque simples para aliviar cólicas do bebê ⠀
De acordo com a profissional, uma medida prática para aliviar as cólicas do bebê é usar um ferro quente para passar uma fralda de pano e colocar o tecido, ainda quente, sobre a barriga da criança. Mas atenção: teste sempre a temperatura antes para não queimar a pele do pequeno.
A nutricionista afirma ainda que o uso de uma bolsa térmica com água morna pode ter o mesmo efeito da compressa.
O truque da fralda aquecida ajuda a combater a cólica do bebê porque o calor favorece a vasodilatação da região, facilitando assim o fluxo sanguíneo e o relaxamento da musculatura que, consequentemente, diminui o desconforto abdominal.
https://www.instagram.com/p/BrFd59AgKFf/
Cuidados com os bebês
- NUNCA ofereça uva a um bebê se ela estiver deste jeito: risco é grave
- Deixar bebê em “tummy time” diminui cólica e estimula o crescimento
- Esta é a fórmula mágica para comidinha do bebê ter TODOS os nutrientes