Virginia mostrou o caçula, José Leonardo, de barriga para baixo fazendo “tummy time” e gerou dúvidas
Usando o Instagram, Virginia mostrou recentemente que o caçula José Leonardo já está fazendo alguns exercícios físicos. Se trata do chamado “tummy time”, prática comum entre recém-nascidos que parece simples, mas ajuda muito a fortalecer o bebê e prevenir algumas condições de saúde. Mas, afinal, todos os bebês podem fazer? Entenda abaixo!
Virginia mostra José Leonardo fazendo “tummy time”
Recentemente no Instagram, Virginia mostrou o filho mais novo, José Leonardo, deitado de bruços e tentando se sustentar com a cabeça erguida. O pequeno tem menos de um mês de vida, mas apareceu fazendo esses exercícios com acompanhamento profissional, e surpreendeu ao já se virar de lado.
Essa prática é conhecida como “tummy time” (algo que poderia ser traduzido como “momento de bruços”) e é bem comum entre bebês pois ajuda em seu desenvolvimento. Muita gente, no entanto, criticou a influencer após ver as cenas, julgando que aquilo seria um exagero para o pequeno.
O que é o “tummy time”?
Conforme explica Daniela Piotto, pediatra do Fleury Medicina e Saúde, essa técnica de colocar o bebê de bruços é benéfica para a saúde do pequeno. Isso porque, com o tempo, ela ajuda a:
- Fortalecer a musculatura do bebê;
- Melhorar o tônus cervical (força no pescocinho e costas);
- Fortalecer os membros superiores e inferiores;
- Estimular estabilidade e equilíbrio.
Com tudo isso, há prevenção, por exemplo, de torcicolos e plagiocefalia, condição em que a cabecinha do bebê fica “achatada” pelo excesso de tempo deitado. Isso, no futuro, pode gerar a necessidade de usar capacetes ou fazer correções estéticas, o que pode ser evitado com um “tummy time” adequado.
Os benefícios, segundo ela, vão além dos físicos. Isso porque, de bruços, o bebê vê o mundo de outra perspectiva, algo que estimula os sentidos. Ele também ganha a oportunidade de sentir diferentes texturas, especialmente se houver diferentes itens por perto.
Como fazer “tummy time” corretamente: dicas
Segundo Mônica Carceles Fráguas, pediatra e neonatologista do Hospital e Maternidade Pro Matre Paulista, pais podem iniciar a técnica tão logo chegam com os bebês recém-nascidos em casa. Só é indicado esperar cair o umbiguinho, visto que a presença dele pode incomodar a criança durante a técnica.
Como qualquer tipo de conduta, no entanto, é essencial consultar o pediatra da criança para assegurar que a prática é bem-vinda. Isso porque, caso o bebê tenha alguma particularidade física ou motora, pode se indicar seguir outro tempo ou fazer o “tummy time” de outra forma. Poucas coisas na maternidade são um padrão.
Em geral, porém, as dicas de “tummy time” são:
- Começar colocando o bebê de bruços por cerca de 30 segundos;
- Iniciar a prática no trocador durante as trocas de fraldas;
- Nunca deixar o bebê sem supervisão;
- Nunca deixar o bebê dormir de bruços;
- Nunca deixar o bebê por muito tempo de bruços;
- Dispor diferentes brinquedinhos em torno do bebê para estimulá-lo, e trocá-los de lugar ocasionalmente;
- Evitar a prática quando o bebê estiver sonolento ou tiver acabado de mamar;
- Insista: nem sempre o bebê vai apreciar o “tummy time” de cara;
- Deite-se ao lado da criança e imite-a;
- Se o bebê começar a chorar, acolhe-o e tente novamente em outro momento.