Muitas mamães ficam preocupadas com o umbigo do bebê, que em alguns casos ficam um pouco mais estufadinhos que outros. Aí já vem todas aquelas dúvidas: será que é perigoso romper? Devo colocar moeda? E por aí vai.
A pediatra Dra. Luciana Herrera, também educadora e youtuber, explica que esse abaulamento se chama hérnia umbilical, uma pequena abertura na musculatura da parede abdominal, e que aparece ainda mais quando o bebezinho chora ou faz força.
Devo me preocupar?
Mesmo com um aspecto feio, a hérnia umbilical é benigna e dificilmente traz algum prejuízo, malefício ou desconforto ao bebê.

Como tratar?
Com o passar dos meses até dois anos, a tendência é que essa hérnia umbilical se feche sozinha, principalmente porque os músculos da região vão se desenvolvendo e amadurecendo, fechando. Segundo a pediatra, apenas em alguns casos é que são necessárias pequenas cirurgias para fechar a hérnia.
O recomendável é conversar com seu médico e o pediatra do seu filho sobre todas as dúvidas que surgirem, e ele é quem vai sinalizar a necessidade de uma intervenção cirúrgica ou não.
Leia mais sobre os cuidados com o bebê:
- Como limpar o umbigo do bebê corretamente?
- Saiba quais são os primeiros cuidados com o recém-nascido
- Meninos x meninas: os cuidados são diferentes?