Por que é importante manter bebê com vérnix, como fez Carol Dias após o parto de Sarah?

Depois de dar à luz Sarah em um parto normal, Carol Dias dividiu com seus seguidores do Instagram algumas fotos feitas logo após o nascimento da bebê.

Nas imagens, é possível ver que a menina aparece ainda coberta com vérnix, camada de gordura que ajuda a proteger o recém-nascido ao chegar ao mundo.

Mas, afinal, por que é tão importante manter essa substância no corpo da criança e quanto tempo é indicado mantê-la após o parto? Entenda a seguir.

Por que deixar o vérnix no corpo do bebê, como fez Carol Dias?

https://www.instagram.com/p/CoqD5f0Osze/?hl=pt-br

Carol Dias compartilhou no Instagram uma galeria com três fotos que mostram Sarah recém-chegada ao mundo, com o rostinho todo coberto por vérnix caseoso, substância que ainda gera bastante dúvida entre as pessoas.

De acordo com entrevista de Clery Gallacci, pediatra e neonatologista do Hospital e Maternidade Santa Joana, de São Paulo, trata-se de uma substância formada pelas glândulas sebáceas na forma de creme celular, que age como uma película impermeável para proteger a pele do bebê do contato com o líquido amniótico.

Juliana Loyola, médica especialista em Dermatologia Pediátrica, explica que essa camada começa a ser formada no último trimestre de gestação. Contudo, com o nascimento da criança, sua função passa a ser outra.

https://www.instagram.com/p/Cop6yPTvK8N/?hl=pt-br

“Após o parto, sua composição permanece a mesma e ele passa a ter uma função de auxiliar no controle de temperatura do bebê, além de conferir maior hidratação da pele e maior proteção contra microrganismos patogênicos.”

Vale dizer que, em 2021, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) divulgou a Atualização sobre os Cuidados com a Pele do Recém-Nascido, onde afirma-se que o vérnix deve ser mantido no corpo do bebê durante suas primeiras horas de vida, a não ser em casos onde há o risco de transmissão de doenças maternas, como o HIV, por exemplo.

Sendo assim, “o primeiro banho deve ser realizado após 24 horas do nascimento ou ser adiado pelo tempo mínimo de 6 horas, quando não houver indicação formal de banho precoce”, orienta o documento científico.

https://www.instagram.com/p/CoqYeKyMoVY/?hl=pt-br

Bebês dos famosos que nasceram recentemente