Infelizmente, não é nenhuma surpresa descobrir que depois da gravidez seu abdômen ficou com excesso de pele, surgiram algumas estrias que você não tinha antes e a balança demora meses para mostrar o peso que era marcado anteriormente. E nem sempre volta a indicar os mesmos quilos.
Mas existem outras consequências após o nascimento do bebê que não se fala muito e acabam confundindo muitas mães de primeira viagem. Uma delas é o tamanho dos pés.
Pé grande na gravidez não é apenas inchaço
Suas amigas, mãe e até sogra já falaram que, nos meses de gestação, é comum os pés e tornozelos ficaram inchados. Isto não é conversa fiada, é realidade – e apoiada pela ciência. Este fenômeno é conhecido como edema e é causado, entre outros fatores, pela retenção de líquidos.
A American Pregnancy Association afirma que, durante a gravidez, o organismo produz em média 50% mais sangue e fluidos corporais que o normal. Isso ajuda o corpo e as articulações a ficarem mais macias e flexíveis – o que facilitará o trabalho de parto.
Mas se mesmo depois de dar à luz os pés não retornarem ao tamanho habitual, não há motivos para preocupação. A gestação é capaz sim de mudar o tamanho dos seus sapatos permanentemente.
Pés maiores depois da gestação
Em 2013, 49 mulheres com idades entre 18 e 40 anos participaram de um estudo que buscou comprovar como a gravidez afeta o tamanho dos pés também no período pós-parto. A rotina (e os sapatos) das voluntárias foram analisadas durante o primeiro trimestre de gestação, bem como 19 semanas depois do nascimento de seus filhos.
Ao final da pesquisa, 30 delas relataram que seus pés estavam mais longos do que antes: com uma diferença entre 2 e 10 milímetros. Pesquisas da Universidade de Iowa também descobriram que 35 das 49 mães acabaram com um arco dos pés menos pronunciado. A diminuição foi entre 1 e 5 milímetros.
Trocando em miúdos, é a mais pura verdade: quando você está grávida, seus pés acabam “esmagados” pelo peso extra do corpo e, por isso, aumentam de tamanho. Este efeito foi observado especialmente em mães de primeira viagem. Para quem a gravidez não era mais uma novidade, as mudanças não foram tão significativas.
A explicação proposta pelos especialistas da Universidade de Iowa é o aumento da massa corporal e a presença de hormônios. Durante a gravidez, a relaxina promove a decomposição do colágeno. Esta substância faz com que o colo do útero se torne mais macio, mas também afeta outros ligamentos do corpo. Nesta fase, por exemplo, o arco do pé perde a rigidez habitual.
Esta condição é natural e não apresenta riscos para a saúde. Essa descoberta poderia, também, ser uma amostra de por que as mulheres são mais propensas que os homens a sofrer de um distúrbio musculoesquelético, como mencionado no estudo científico.
Mas não se preocupe, você não está sozinha: o único grande problema que você terá que enfrentar, agora, é renovar toda a sua coleção de sapatos. Em tamanhos maiores.
Cuidados no período pós-parto
- Flacidez pós-parto: como voltar ao corpo de antes
- Por que é tão importante usar cinta após o parto?
- Dor na coluna depois do parto: ela é normal? Como tratar?
Original Author: Lilian Pérez Original Author URL: https://www.vix.com/es/users/lilian-perez
Original ID value: 211038
Original Site: es
Original URL: https://www.vix.com/es/madres/211038/no-estas-loca-los-pies-si-te-crecen-despues-del-embarazo-y-esta-es-la-explicacion-cientifica