Além da máscara “impermeável” existe um universo de curiosidades sobre seus cílios que vão deixar você com os olhos arregalados. Literalmente. Tão importante e tão desconhecidos ao mesmo tempo, é de se ficar surpreso com a informação de que, por exemplo, apenas os mamíferos têm cílios, que eles ajudam a detectar mudanças no ambiente e não dependem da cor dos seus cabelos. Quer saber mais fatos interessantes sobre os cílios? Continue a leitura.
Você sabia que seus cílios?
- Têm um ciclo de vida de entre um e dois meses, sempre em função da idade, a composição e a alimentação de cada pessoa.
- Eles têm uma composição muito simples, baseada 93% de proteínas como a queratina e 3% de água.
- A piscada é um movimento que fazemos involuntariamente para proteger os olhos de suor, interferências da poeira e do sol.
- Nos cílios se acumulam ácaros, mas é por uma “boa causa”: eles limpam as células mortas da área e preveninem a infecção dos folículos.
- Caem entre um e cinco cílios todos os dias, embora quase seja imperceptível porque há outros pelos em crescimento para substituí-los.
Nem todos os cílios são iguais. Eles se diferem em tamanho, espessura e quantidade. Além disso, normalmente, se tem maior quantidade de pelos na pálpebra superior (150-200), enquanto que no volume da parte inferior diminui para menos da metade (70-80).
- A cor dos seus cílios vai depender da pigmentação da pele de cada pessoa e os seus genes. Apenas não necessariamente eles terão a mesma tonalidade que o cabelo.
- O crescimento dos cílios é mais rápido do que o cabelo: leva uma média de 90 dias para se desenvolver.
- O rímel não é uma invenção moderna: seu uso remonta a 4.000 aC, quando os egípcios começaram a se preocupar em se embelezar, embora o primeiro produto tenha sido criado na França.
- O recorde mundial dos “cílios mais longos” foi conquistado por um homem que tinha pestanas com um comprimento de 6,9 centímetros, o que é impressionante se você considerar que a média é de normalmente um centímetro.
Truques de beleza: Como ter cílios volumosos em 7 passos rápidos