Tem gente que ganha alguns quilos e eles se acumulam completamente no rosto. Tem outras que perdem peso, mas seu rosto não consegue a mesma façanha. O que está por trás das bochechas redondas e do queixo gorducho? A revista Women’s Health dá algumas dicas de como minimizá-los.
Leia também:
Bigode chinês: 4 melhores dicas para amenizar as marcas
Como emagrecer o pescoço: será que isso realmente é possível?
Como emagrecer o rosto: três exercícios e dicas
“De modo geral, quando nós ganhamos ou perdemos peso, não estamos aumentando ou diminuindo o número de células de gordura, chamadas adipócitos”, diz Stephen S. Park, presidente da Academia Americana de Cirurgia Facial Plástica e Reconstrutiva. “Em vez disso, as próprias células são se dilatando ou encolhendo. É por isso que algumas pessoas vão denunciar sempre ter uma área de problema, independentemente do peso. Elas têm mais células de gordura nessa área do que as outras pessoas”, explica.
Enquanto não há nada que você possa fazer para mudar sua genética, existem algumas maneiras que podem ajudar a diminuir a papada, também conhecida como queixo duplo:
1. Combata a retenção de água
“O excesso de álcool, açúcar e ingestão de sal são todos ligados a rostos inchados, diz a especialista em perda de peso, Sue Decotiis.
2. Trate qualquer intolerância alimentar
Pessoas com alergias ou intolerâncias alimentares, tais como a sensibilidade ao glúten, lactose e síndrome do intestino irritável, muitas vezes têm rostos mais cheios, segundo a especialista.

3. Cuide com a dosagem de hormônios
Se o seu rosto incha durante seu período menstrual, você pode falar com o seu ginecologista para que avalie sua dose de hormônios. Logo antes de sua ovulação acontecer, seu corpo experimenta um aumento no hormônio progesterona, que é responsável pela maioria dos sintomas da TPM, incluindo o inchaço facial.
Se você também está enfrentando ondas de calor e seus períodos são irregulares, você pode estar entrando na perimenopausa, que precede a menopausa e pode durar anos. Acha que isso é problema de uma mulher mais velha? Pense de novo. Em algumas mulheres, a perimenopausa começa mais cedo, aos seus trinta e poucos anos.