Especialista garante que qualquer mulher pode apostar no ruivo, já que o tom costuma ser criado por meio de várias nuances
Muitas famosas têm aderido ao tom ruivo, mostrando que a paleta é rica e diversificada. Por isso, a escolha pode agradar desde quem quer uma tonalidade mais natural até as mais ousadas e vibrantes.
Embora entrar para o time das ruivas seja tentador para muitas, é preciso levar em consideração alguns pontos, incluindo o tom da pele ou mesmo o tempo disponível na rotina para tratar os fios em casa.
Abaixo, confira um guia para apostar no cabelo ruivo!
Como escolher o ruivo ideal?
Diferente do que seria quando o assunto é fazer um novo corte, não é preciso levar em consideração o formato do rosto para optar pelo ruivo, de acordo com o hair stylist Alexandre Jesus, especialista na tonalidade e parte do time Wella Brasil em 2022.
A cor é democrática, mas deve trazer destaque ao visual e não “brigar” com ele. Um exemplo de bom contraste é pele e olhos claros com ruivo dourado, já que são cores diferentes, como é o caso de Giovanna Ewbank. Já as mulheres com pele negra combinam com tons mais avermelhados.
“Eu gosto de ver o tom e subtom da pele e dos olhos. Assim, mostro para a cliente uma tonalidade que irá favorecer”, explica Alexandre.
Cuidados com o cabelo ruivo
Depois da parte inicial – que pode ou não envolver descoloração -, é hora de se atentar aos cuidados com a saúde dos fios. Por isso, a dica é que a cor não destoe muito do cabelo natural. E isso explica a importância de mulheres negras, por exemplo, seguirem tons avermelhados.
Mas isso não significa que o ruivo não desbota! E, visto que quanto mais secos estão os fios, mais sujeitos estão ao desbotamento, a prioridade é investir em hidratação semanalmente, segundo Alexandre.
“É importante ter um shampoo, máscara, leave-in, sérum de proteção térmica e óleo capilar. Este é um kit que deve ser destinado aos cabelos coloridos e que tenha equilíbrio de pH. Além disso, evite água muito quente nos fios e secador ou chapinha, que pode trazer ressecamento e desbotamento mais rápido da cor”, afirma o hair stylist.
Já as máscaras pigmentantes, que prometem a manutenção da cor em casa, podem ser grandes vilãs.
“Elas impregnam na fibra externa do cabelo e deixam ele opaco, sem fibras. Opte por máscaras matizadoras com ativos de tratamento“, aconselha o especialista.
Próximas tendências do ruivo
Enquanto as famosas exercem grande influência na popularização do ruivo, Alexandre conta ver ruivos que procuram ser mais frios (caso de Sophia Abrahão e Gkay), marrons ou “naturais”.
“Mas isso muda o tempo todo, então criamos nuances de acordo com as tendências, combinando também com a preferência da mulher. Para um ruivo iluminado e mais brilhante, fazemos pontos de luz, por exemplo”.
Segundo o especialista, as mulheres que ficam ruivas ainda querem manter a raiz mais “fechada” e escura, deixando a iluminação para o comprimento.
“A tendência será sempre a fuga do ruivo sólido para a junção de duas ou três nuances nas mechas”, conclui Alexandre.