A embalagem do perfume revela se é: “eau de parfum” (o mais forte e, por consequência, o mais caro também tem concentração de 20 a 40% da essência), “eau de toilette” (o segundo na escala de concentração de essência tem entre 8% e 17%), “eau de cologne” (a famosa água de colônia, que costuma ter um aroma fresco, e essência de 5% a 8%) ou body splash, conhecidas como “água de banho” (com concentração entre 2% e 4%).
Para que seja de efeito prolongado, você pode ficar atenta à concentração da essência do perfume. Ela varia de acordo com a denominação e, quanto mais simples a matéria-prima, menos tende a durar.
Como ter o melhor aroma do perfume
Para não ter surpresas desagradáveis com aquela que considera sua marca registrada, veja 5 dicas de como guardar perfume do jeito certo para que ele dure mais tempo:
1. A luminosidade do sol pode alterar e até oxidar algumas notas da essência do perfume. O ideal é guardar dentro do guarda-roupa, que é um local seco e escuro, e de preferência na caixa em que é vendido.
2. Umidade também é considerada vilã e capaz de mudar as características do perfume original. Por isso, o perfume não deve ficar no banheiro, pois recebe muita umidade diariamente, além de calor.
3. Oscilações de temperatura, como no banheiro, não fazem bem para a estabilidade e qualidade da essência. Ambiente sem ar condicionado, até a geladeira poderia ser uma opção, desde que seja frostfree e fique longe da luz interna.
4. Evite a evaporação, mantenha-os sempre nas caixas originais e nunca os deixe destapados por muito tempo. Perfumes em frascos de spray conservam-se mais, porque se mantêm sempre fechados.
5. Geralmente, os perfumes duram até três anos a partir da data de abertura. Quando a coloração ficar escurecida e o aroma, alterado, é melhor jogar fora.
6. A terapeuta floral Marcia Rissato alerta que nem sempre o cheirinho que sentimos pelo papel de prova da loja ou em outra pessoa é o mesmo que irá se fixar na nossa pele. É que o verdadeiro aroma do perfume só aparece depois de 20 minutos. Os primeiros cheiros que aparecem são apenas as notas de saída, por isso, é tão importante de experimentar primeiro e, só depois de um tempo, decidir se realmente gostou do produto.
7. Outro motivo que altera o odor são os hábitos do dia a dia, como a ingestão de alimentos ricos em temperos, consumo de álcool e fumo.
Para se perfumar
- 15 perfume que as famosas usam: Conheça marcas e aromas
- 19 truques para fazer o perfume render muito mais: Anote quais
- 8 melhores áreas do corpo para passar perfume e o cheiro durar