Ex-BBB Amanda trata lipedema e mostra efeito: gordura de causa hormonal se acumulou nas pernas

por | nov 18, 2022 | Beleza

Desde que recebeu o diagnóstico de lipedema, a ex-bbb e influencer Amanda Djehdian tem usado o Instagram para compartilhar informações sobre o tema e dividir com os internautas a evolução de seu tratamento.

O quadro em questão, de acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, se trata de uma doença vascular crônica e de origem hormonal. Nela, as células de gordura não respondem ao processo de emagrecimento e se multiplicam, levando a consequências como o acúmulo de gordura desproporcional em certas áreas do corpo, como pernas ou braços, dor ao toque, hematomas, excesso de celulite, entre outros.

Recentemente, a ex-“BBB” voltou a abordar o assunto em seu perfil ao publicar uma foto de biquíni e chamar atenção na legenda do post para a “bananinha” abaixo de seu bumbum – característica comum entre muitas pacientes com a doença.

Amanda Djehdian fala sobre lipedema

Amanda Djehdian compartilhou no Instagram uma foto em que aparece de costas para mostrar sua “bananinha”, ou seja, região abaixo do bumbum em que é comum haver o acúmulo de gordura característico do lipedema.

“Uma mulher com lipedema passando pelo seu feed. Sabia que essa ‘bananinha’ que temos embaixo do bumbum é bem característica do lipedema? Por a gente não conseguir desenvolver uma musculatura forte, é normal em algumas mulheres, como eu, ter o bumbum mais caidinho e, consequentemente, formar essa dobrinha embaixo!”, explicou a morena.

“Mas olha que legal: em pouco tempo de fisioterapia já estamos evoluindo. Já estou conseguindo enxergar uma panturrilha nascendo aí [risos]. É tudo mais lento, mas estou bem orgulhosa do meu esforço”, completou.

Além de render muitos elogios à ex-BBB, o post também acabou recebendo comentários de mulheres que também vivem com a doença e que se sentem representadas ao ver os relatos de Amanda.

“Obrigada por apresentar o verdadeiro nome da minha bananinha! Você é necessária”, falou uma delas. “Só descobri que tinha lipedema depois das postagens da Amanda. Procurei um especialista e veio o diagnóstico”, contou outra. “Tem sido massa acompanhar essa evolução”, escreveu uma terceira.

Vale lembrar que a famosa descobriu seu diagnóstico em agosto de 2022, ao fazer um tratamento para flacidez da pele acima do joelho.

Na ocasião, a dermatologista responsável pelo procedimento notou que os resultados esperados não estavam aparecendo e, assim, indicou que a ex-BBB buscasse um médico vascular especializado na doença.

Lipedema: o que é e como tratar

Em seu Instagram, o médico vascular responsável pelo tratamento de Amanda Djehdian, Vitor Gornati, explicou que o lipedema é uma doença genética que afeta cerca de 5 milhões de mulheres e que pode acontecer não só nas pernas, mas também no quadril e nos braços.

“Nela, as células de gordura são doentes. Elas não respondem ao processo de emagrecimento e se multiplicam, levando à piora com a exposição ao estrógeno, como o uso de anticoncepcional, gestações e também cada vez que ganhamos peso”, explica o profissional.

As principais características do quadro, segundo ele, são o acúmulo de gordura desproporcional em algumas partes do corpo, dor com ou sem toque, excesso de celulite, surgimento fácil de hematomas e bolsões de gordura perto do joelho.

Apesar de não existir cura para o lipedema, é possível lançar mão de cuidados que mantenham o quadro sob controle, evitando os sintomas citados acima.

“O tratamento conservador com dieta anti-inflamatória e exercícios físicos adequados, assim como fisioterapia, ajuda a melhorar sintomas e também diminuir medidas. Em alguns casos, a lipoaspiração, feita por uma equipe de cirurgia plástica, pode remover células de gordura doente”, conclui.

Famosas que falam sobre corpo real