Se você fica sentado muito tempo e usa roupas muito justas, fique atenta que comportamentos como esse podem causar aquelas bolinhas vermelhas no bumbum. De acordo com a dermatologista Dra. Daniela Lemes, a foliculite, como é chamada, surge porque os poros ficam obstruídos e desenvolvem essa “inflamação”.
Mas é possível tratar essas “espinhas” e evitar manchas que podem incomodar algumas mulheres.
O que é foliculite?
A dermatologista Dra. Roberta Bibas, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica que a foliculite é uma espécie de inflamação do folículo piloso, e costuma evolui para os temidos pelos encravados.
Como tratar?
É importantíssimo passar pela avaliação de um dermatologista, para que ele oriente a melhor forma de tratamento para as bolinhas vermelhas ou espinhas no bumbum, mas geralmente o paciente usa cremes à base de ácido e antibióticos tópicos.
É possível evitar?
Sim, super possível. Existem diversos cuidados que todo mundo pode (e deve) fazer para deixar a pele do bumbum bem lisinha. Os quatro principais são:
- Evitar o uso de ceras ou lâminas de barbear. O laser é o melhor método de depilação para a área;
- Usar roupas mais folgadas para evitar o atrito da pele com os tecidos;
- Usar cremes hidratantes menos gordurosos;
- Fazer esfoliação todos os dias no bumbum, com esfoliantes caseiros super fáceis de fazer.
Receitas de esfoliação
Segundo a dermatologista Dra. Roberta Bibas, a esfoliação mais simples é usar no banho uma bucha vegetal com sabonete cremoso ou um esfoliante para o corpo.
A Dra. Daniela Lemes dá uma receitinha básica de esfoliante caseiro feito de mel para combater a foliculite. Use 3 colheres (sopa) de açúcar cristal com 3 colheres (sopa) de mel. Misture os ingredientes e aplique no corpo seco, com movimentos circulares. Em seguida, é só enxaguar no banho.

Cuidados com o bumbum
- Exercício que deixa o bumbum incrível: saiba qual é
- O manual do bumbum: confira!
- Especialistas ensinam como conquistar um bumbum durinho