Brotoeja: médica ensina a curar com creme popular de farmácia (mas tem jeito certo de usar)

A pele sensível de bebês e crianças, ou mesmo de adultos, pode ser alvo fácil do surgimento de brotoejas, principalmente em dias de muito calor. Elas podem surgir nas dobrinhas da pele, no pescoço e nas axilas e, por serem uma inflamação, precisam de alguns cuidados. Para tratar, você poderá usar um produto, bem baratinho e facilmente encontrado em farmácias. Porém, um alerta: somente em um lugar da sua pele o tratamento funciona de verdade.

Leia também:
Truques caseiros para a pele do rosto ficar radiante
Como proteger a sua pele no verão
7 produtos naturais para hidratar a pele no verão

Brotoeja: o que é

Shutterstock

Brotoeja é o nome popular de miliária, uma dermatite inflamatória causada pela obstrução das glândulas sudoríparas, o que impede a saída do suor. Ela pode dar coceiras, mas não é indicado colocar as unhas na inflamação.

O que causa 

Ambientes quentes e úmidos, excesso de roupas e quadro de febre alta favorecem o aparecimento dessas lesões, como explicou a dermatologista Mônica Aribi aos seus seguidores no Instagram (@dra_monicaaribi).

Prevenção 

A orientação para evitar o aparecimento dessas bolinhas é abusar do uso de roupas leves e frescas, principalmente no verão. O excesso de transpiração, em exercícios físicos ou exposição prolongada ao sol, também é um fator que influencia na incidência de brotoejas.

Em geral, as bolinhas avermelhadas aparecem no tronco, pescoço, nas axilas e nas dobras de pele, sob a forma de pequenas bolhas de água.

Como evitar brotoejas 

  • Evite passar cremes, loções e filtros solares gordurosos especialmente nos dias muito quentes;
  • Mantenha o ambiente o mais fresco possível para evitar o calor;
  • Dê preferência às roupas de algodão que ajudam a absorver o suor;
  • Consulte um médico se as lesões da brotoeja apresentarem sinais de infecção, como pontos de pus.

Tratamento 

A dermatologista destaca que, para cuidar das brotoejas, é indicado usar um produto bem popular encontrado em farmácias: a pasta d´água. Trata-se de uma solução à base de óxido de zinco que tem ação anti-inflamatória e adstringente, dentre outras funções.

Entretanto, o produto só pode ser aplicado nas regiões de dobras, como axilas, joelhos, etc. “Pode usar, mas só nas áreas de dobra mesmo, porque ela resseca muito a pele. Como nas dobras as pessoas costumam acumular suor, é até bom que a área fique mais seca. Mas, não deve ser aplicada no resto da pele. Para esses casos, recomendo os cuidados acima”.