Uma das inúmeras receitas para deixar o sorriso branco que circulam na internet é o clareamento dental caseiro com bicarbonato. Muito usada, a fórmula seria uma opção barata e fácil de esbranquiçar o esmalte, mas será que é realmente eficaz e saudável? Descubra:
Clarear os dentes com bicarbonato é seguro?
De acordo com Daniel Sene Vasconcellos, dentista especialista em Odontologia Estética da Clean Odontologia, clarear os dentes com bicarbonato faz mal pois a substância corrói o esmalte, deixando-os sensíveis e mais propícios a contrair infecções. “Ela faz uma espécie de ‘esfoliação’, deixando o sorriso branco. Porém, esse pó é altamente desgastante e pode causar erosão ácida, alterar a estrutura e forma, além de provocar hipersensibilidade nos dentes“, explica o especialista.
Funciona?
A fórmula funciona, mas os efeitos colaterais são tão prejudiciais que não vale a pena se arriscar.
Como clarear os dentes rapidamente: qual é a melhor opção?
Para as pessoas que querem clarear os dentes com segurança, o odontologista Daniel Vasconcellos adverte que fórmulas caseiras não funcionam, já que não possuem agentes clareadores.
“O gel usado em consultório, por exemplo, é produzido à base de peróxido de hidrogênio ou carbamida, combinação que faz com que oxigênio seja liberado de forma a alterar a cor do dente por meio da oxidação dos pigmentos amarelados. Ou seja, não há agente corrosivo como em algumas receitas caseiras para clarear os dentes“, explica o profissional.
Todavia, é possível apostar em cuidados diários para conservar o sorriso e evitar a aparência amarela, como higienização correta e evitar alimentos que mancham os dentes, como café e beterraba.
Clareamento dental
- Mitos e verdades sobre clareamento dental: deixa sensível, faz mal?
- 4 tratamentos para dentes e gengiva capazes de transformar seu sorriso
- Influencia na cor: descubra qual é o melhor batom para deixar dentes brancos