
Com as visitas a salões de beleza interrompidas devido ao isolamento social pelo coronavírus, muitas pessoas passaram a buscar outras alternativas para manter os cuidados em dia neste período. Prova disso são os dados divulgados pelo Pinterest, ao VIX. De acordo com a plataforma de inspiração, a procura por dicas de beleza caseiras disparou a partir de março deste ano, quando as pessoas começaram a aderir à quarentena.
Quem tinha o costume de fazer depilação em salões ou em clínicas estéticas, por exemplo, precisou dar um jeito de substituir e adaptar a técnica.
Como fazer cera para remover pelos?
Segundo o Pinterest, as pesquisas relacionadas a remoção de pelos tiveram um aumento enorme: o termo “receitas caseiras de cera de sobrancelha” subiu 321% em comparação entre fevereiro e março. Já ” como fazer cera para remover pelos” aumentou 111% no mesmo período.
Pensando nisso, será que preparar sua própria mistura depilatória em casa é seguro e indicado por profissionais? Entrevistamos a dermatologista Debora Kundman, do Trasmontano Saúde, de São Paulo, para esclarecer as principais dúvidas sobre a técnica caseira.

Cera para depilar com limão e açúcar
Não é nada complicado preparar uma cera depilatória em casa, tão pouco difícil encontrar os ingredientes necessários – apenas dois, para sermos mais exatas. De acordo com Debora, você pode fazer a mistura usando açúcar refinado branco misturado com limão, mel ou maracujá.
A ideia é preparar a mistura no fogo como uma calda de caramelo. Após adicionar os ingredientes na panela, é necessário derreter o açúcar sozinho ou com a adição de um pouco de água. Quando ficar transparente, a cera improvisada está pronta, mas é preciso cuidado com a temperatura.
Também é importante fazer um pequeno teste antes de aplicar o produto na pele. “Aplique uma pequena quantidade da cera no antebraço, remova e espere 24 horas para ver se não houve nenhuma reação alérgica ou sensibilidade no local. Passado este tempo, caso nada tenha acontecido, você pode fazer a depilação”, explica a profissional.

Depilação natural em casa
Antes de aplicar a cera na pele, é importante checar como está sua temperatura. “Uma mistura muito quente pode queimar a pele. Então, sempre antes de aplicá-la, verifique se está confortável”.
Já na hora de remover os fios, o procedimento é semelhante ao feito pelos profissionais nos espaços de beleza.
“Aplique uma camada fina de cera no sentido de crescimento dos pelos. Em seguida, coloque o papel de depilação sobre ela e retire no sentido contrário ao crescimento dos fios”, orienta Debora.
Por fim, tome cuidado com a quantidade de produto usado. “Se você aplicá-lo no mesmo local várias vezes, pode acabar lesionando a pele devido ao trauma consecutivo, correndo risco até mesmo de causar hematomas no local”, alerta.

Cuidados pós-depilação caseira
Chegada a última etapa do procedimento, as orientações são novamente parecidas com as realizadas por depiladores profissionais.
Se possível, não se exponha ao sol por 48 horas após a remoção dos pelos. Caso contrário, sempre use protetor solar com fator mínimo de FPS 30, reaplicando a cada duas horas ou logo após sair da água, caso entre no mar ou piscina. Você também deve evitar banhos quentes ou uso de sauna após o procedimento.
“Seus poros estarão dilatados e a alta temperatura pode irritar mais a pele e causar uma vermelhidão no local depilado”, esclarece a dermatologista, ressaltando que o uso de produtos oleosos, cremes e hidratantes também pode causar o mesmo efeito, assim como aqueles com álcool na formulação.

“Também deixe de ir à praia ou piscina logo depois da depilação, porque a água salgada ou o cloro e produtos químicos podem irritar a área”.
Caso queira acalmar a pele, aposte em água termal ou até mesmo loções pós-depilatórias, que são específicas para isso. Debora explica que estes produtos geralmente têm aloe vera ou calêndula, que possuem ação calmante.