O tempo de intervalo entre uma sessão de depilação e outra depende muito do tipo de pele, da morfologia do pelo e do perfil genético de cada mulher. Mas existem alguns truques que podem fazer com que seus pelos não reapareçam tão depressa após se depilar. São atitudes e hábitos simples e que podem fazer toda a diferença para que a sua perna dure mais tempo lisinha e macia.
Conheça nove deles a seguir:
Truques para depilação com lâmina durar
1. Comece esfoliando a pele
Se ainda não adquiriu o hábito cotidianamente, faça uma esfoliação rápida no local, durante o banho, antes de começar. Assim, você desobstrui os poros removendo células mortas e abre a passagem para os pêlos, evitando que depilação cause trauma em seus folículos e a consequente inflamação. Não esfregue nenhuma área em que a pele esteja lesionada ou que tenha qualquer tipo de acne, o que é bastante comum nas costas e peito. O ato de esfregar não só agrava a acne, como faz com que as bactérias se espalhem.
2. Cuidado com a temperatura da água
Não tome banhos muito quentes. Eles podem parecer calmantes, mas não são amigos da sua pele. A água quente abre os poros, o que promove a desidratação e também afasta os óleos emolientes que fazem a proteção da pele, agravando ainda mais a perda de água das células. Juntos, isso pode causar pele seca e prurido.
3. Deixe para fazer por último
Quando for se depilar no banho, deixe para fazer por último com a água ainda correndo. Assim você tira proveito ao máximo do vapor do chuveiro, o que faz com que os poros tenham mais tempo para dilatar e também deixar os pelos mais macios para saírem de forma mais fácil e suave.
4. Não use sabonete todos os dias
Ao recorrer às lâminas de depilação, prefira usar cremes próprios para barbear. Evite o sabonete que tende a ressecar mais a pele, o substitua a espuma por creme hidratante ou condicionador que devem facilitar o procedimento e torná-lo menos agressivo ao local, que ganhará uma pele mais macia e hidratada.
5. Não compartilhe a lâmina
Evite usar a gilete do namorado, pai ou irmã(o). Além de os desenhos das lâminas masculinas e femininas serem diferentes, para raspar diferentes áreas do corpo, vocês evitam trocar bactérias, principalmente aquelas que causam bolinhas na pele. O mesmo serve para barbeadores elétricos.
6. Nunca use lâmina velha ou enferrujada
Jamais experimente se depilar com aquelas lâminas abandonadas no banheiro há anos, que você já nem sabe quem é dono. O ambiente do box e banheiro é perfeito para fazer com que a gilete vire uma colônia de bactérias que causam a foliculite. O mesmo serve para barbeadores elétricos.
7. Evite ato repetitivo ou excessivo
Qualquer tipo de depilação, com cera, gilete, pinça ou aparelho elétrico é uma forma de agressão à pele e a raiz do pelo. Tudo que você repete constantemente (às vezes até, excessivamente, sem dar intervalo para que o folículo se recupere entre uma sessão e outra) pode causar pelos encravados e até sangramento. Passar a gilete várias vezes no mesmo local, ou muitas vezes por semana, também gera atrito excessivo que leva à irritação, vermelhidão e coceira.
8. Use novo sentido e com umectação
Nunca faça uma depilação com lâminas a seco. E, a partir de agora, quando for usar a gilete, faça o movimento no “sentido errado”: em direção ao o crescimento do pelo mesmo. Assim, o corte ocorre de forma mais suave, sem traumas e reduz a chance de encravar o fio.
9. Seja gentil com sua toalha
Assim que você sair do chuveiro, carimbe a pele com a toalha para secá-la, não a esfregue jamais. Em seguida, aplique seus hidratantes para ajudar a bloquear a umidade que foi capturada durante o banho.
Que tal algumas dicas capilares?
- Hidratação de maisena funciona para cabelo?
- Acorde com cabelo dos sonhos: 6 cuidados antes de dormir
- Receita de abacate é segredo de Katie Holmes para os cabelos