Corte errado e sapato apertado podem provocar unhas encravadas

Toca em algo ou calça um sapato e sente dor no cantinho do dedo? Já é um sinal de unha encravada. O problema é bem comum e a causa principal é o corte errado.

“Muitas mulheres optam por cortar as unhas redondinhas. Isso faz com que ela fique bem rente à pele, inclusive nos cantinhos do dedo. Dessa forma, a borda se sobrepõe à unha e quando ela volta a crescer encontra uma pele pela frente. Com o crescimento interrompido a unha passa a empurrar e muitas vezes a entrar na pele, formando o que chamamos de unha encravada”, explica a dermatologista Bruna Duque Estrada.

Existem ainda outras causas para unhas encravadas, como o sapato apertado e o sobrepeso. Contudo, o mais corriqueiro é o corte errado. Por isso a orientação da especialista é sempre cortar as unhas dos pés e das mãos com formato quadrado, evitando o contado do cantinho da unha com a pele.

Ainda segundo a médica, se a unha encravar não se deve procurar um podólogo logo de cara. “O certo é recorrer ao dermatologista, que é o único capaz de detectar se o caso é uma inflamação ou infecção”, orienta, ao explicar sobre o tratamento do problema. “As formas mais leves podem ser tratadas com remédios, como antibióticos ou anti-inflamatórios, dependendo do caso. Também é possível contar com o auxílio da órtese metálica ou acrílica. Já os problemas mais graves podem precisar de cirurgia para correção da unha”, finaliza.