Na hora de pentear ou enxugar os cabelos surge um pequeno incômodo que com o tempo não melhora e vai se tornando cada vez mais forte. Assim é a sensibilidade do couro cabeludo, que pode acontecer por diferentes causas. A manifestação do problema também é diversa. Em alguns casos pode haver dor e, em outros, descamação e ardência. Tudo depende de qual é o motivo da área estar sensível. Veja a seguir qual é o seu tipo de sensibilidade do couro cabeludo e opte pelos melhores cuidados.
Leia também
Massagem chinesa no couro cabeludo garante cabelos mais bonitos
7 cuidados para evitar queda de cabelo
Descubra como fazer o cabelo crescer mais rápido
Dor no couro cabeludo
O dermatologista Francisco Le Voci, coordenador do departamento de cabelos e unhas da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica que cerca de 20% das mulheres que têm queda do cabelo reclamam de uma sensibilidade dolorosa quando passam as mãos nos fios ou penteiam o cabelo. ‘O cabelo tem função de proteção do couro cabeludo, com a queda de cabelo, a diminuição da densidade dos fios pode tornar região desprotegida’.
Couro cabeludo descamando e coçando
Descamação do couro cabeludo é causa de sensibilidade. (Imagem: Thinkstock)
Em casos mais graves, em que há descamação de crostas da área, a caspa pode causar alteração da espessura do couro cabeludo e, consequentemente, ardência e coceira na cabeça. Doenças como psoríase, uma descamação intensa que pode acontecer no corpo todo e micoses também podem causar sensibilidade. Os tratamentos químicos, como escova progressiva e tinturas, podem machucar o couro cabeludo e, por isso, são causas comuns do problema.
Cuidados caseiros com o couro cabeludo
Primeiro é preciso tartar a causa da sensibilidade do couro cabeludo. (Imagem: Thinkstock)
A recomendação do dermatologista Francisco é sempre tomar cuidado ao mexer nos cabelos. ’Evite lavar o cabelo com água muito quente, faça movimentos delicados ao lavar e secar com toalha, não use o secador muito quente e evite procedimentos capilares com química caso esteja tratando a sensibilidade’.
Tratamento para o couro cabeludo
O tratamento deve ser feito após uma avaliação do dermatologista e consiste, inicialmente, em tratar a causa do problema. Portanto, a caspa ou a queda de cabelo devem ser resolvidas para que a sensibilidade seja também curada. O dermatologista prescreverá medicações para aliviar os sintomas da sensibilidade, como loções com medicação anti-inflamatória, antialérgicos e analgésicos. Além disso, podem ser recomendados xampus e outros produtos capilares mais suaves e com menores chances de causar irritação no couro cabeludo.