Cuidados certos com sobrancelha valorizam o olhar

A sobrancelha pode deixar o rosto mais jovem e mais bonito ou, ao contrário, deixar a aparência triste e sem expressão. Tudo vai depender do formato e de como ela é desenhada. Saber qual o seu tipo de sobrancelha é importante para cuidar dela do jeito certo. Além disso, com alguns truques de maquiagem é possível deixá-las mais cheias e bem desenhadas.

Leia também:

Alisamento de sobrancelha promete acabar com fios rebeldes

Sobrancelha mal feita pode transparecer arrogância e até raiva

Técnicas para deixar a sobrancelha marcada

A designer de sobrancelhas Raphaella Bahia, do Studio FR, no Rio de Janeiro, mostra como identificar cinco tipos diferentes e ensina a valorizar o olhar ainda mais.

Tipos de sobrancelha

Simétricas: Têm os dois lados do mesmo tamanho, como as de Marina Ruy Barbosa. Nesse caso, a dica é modelá-las com pincel chanfrado e sombra com a cor o mais parecida do pêlo. ‘Você pode usar também uma máscara específica e com cor. Ela vai fixar fios displicentes e camuflar falhas’, diz.

Pêlos claros: Loiras naturais, como Grazi Massafera, possuem sobrancelhas claras. Para elas o ideal é usar um lápis específico da cor dos pêlos para conquistar um efeito mais cheio. ‘Penteie os fios para cima, faça um risco embaixo das sobrancelhas e pinte para cima. Depois, penteie-as de volta para a posição natural’, explica.

Espessas e escuras: Sobrancelhas escuras e grossas, como as de Kate Middleton, são o estilo do momento. A designer aconselha apenas uma limpeza. ‘Quem já tem sobrancelhas grossas, basta limpar os pelos sem mudar o formato, criar um desenho ou formar ângulos. O importante é deixá-las com o mesmo formato e com bastante volume, sem o arqueado’, afirma.

Arqueadas: Para as mulheres que possuem um arco perfeito, como a atriz Isis Valverde, Raphaella indica que retirem os pêlos com a ajuda da pinça. ‘A melhor maneira de obter sobrancelhas arqueadas com aparência natural é usar as boas e velhas pinças. A cera remove todos os pelos, mesmo os pequenos e suaves, e também retira uma camada de pele, deixando-a com uma superfície lisa e brilhante que não é natural”, orienta.

Com falhas: Não se desespere! É possível corrigir sem tornar o modelo artificial, como é o caso de Reese Witherspoon. ‘A sombra sempre será a melhor opção, ela costuma deixar o resultado mais leve, especialmente para as mulheres sem prática no make. Com a ajuda de um pincel chanfrado, faça uma risca na raiz dos pelos das sobrancelhas e esfume o produto para cima, preenchendo as falhas e garantindo a definição’, ensina.