Dicas para comprar maquiagem na internet

Comprar pela internet é um hábito que está se tornando cada vez mais comum. Mas quando o assunto é maquiagem, surgem muitas dúvidas. Afinal, será que vale a pena arriscar em um produto só porque o preço dele na compra online sai bem mais barato? De acordo com a maquiadora Vanessa Maia, do Rio de Janeiro, o mais recomendado é comprar apenas produtos que você já conhece, já testou em alguma loja, viu alguma amiga usando ou conhece e confia na marca. “Quando existe essa confiança na marca, é possível arriscar em produtos de alguma linha que você não conheça. Porém, fazer uma compra on-line “no escuro”, sem saber nada sobre o fabricante e sem conhecer pessoas que usam aquele produto, pode ser uma cilada ou causar algum tipo de alergia. Há tantas marcas boas por aí, com produtos tão variados, que talvez não valha a pena apostar em algo sobre o qual você nem imagina a procedência”, aconselha.

Leia também:

Maquiagem para o dia a dia

Maquiagem para a noite

Maquiagem para afinar o rosto

Escolher a cor da maquiagem

Em relação à cor, o principal problema é saber se a que aparece no site é real e se vai ficar bem na sua pele. Neste caso, a dica da maquiadora é procurar resenhas na internet. “Comprar um produto de maquiagem sem experimentá-lo antes será sempre um risco, mas procurar a opinião de quem já usou antes é uma boa maneira de fazer com que esse risco seja o menor possível. Há muitos blogs que trabalham de maneira séria e não manipulam as imagens, mostrando tudo muito mais real do que qualquer propaganda publicitária da marca. Porém, temos que ter bom senso na hora de fazer nossas escolhas a partir do que lemos em um texto escrito por outra pessoa. Somos diferentes, por dentro e por fora, e isso significa que não é porque algo ficou bem em uma pessoa, que vai ficar bem em outra”, diz.

Alguns sites possuem aplicativos e simuladores que ajudam a dar uma ideia de como ficam as cores, mas o sucesso de uma maquiagem depende de inúmeros fatores, como o tipo de pele e a textura dos produtos, que não são simulados nestes aplicativos.

Escolher os produtos

Não existe um produto que se possa comprar pela internet sem medo de errar. Mas uma coisa é certa: comprar bases, pós e corretivos sem conhecer o produto previamente tem grandes chances de ser um desastre! Afinal, eles precisam ser do tom exato da pele da pessoa que vai usar. Já outros produtos como sombra, blush, batom, lápis, rímel e delineador podem ser aproveitados mesmo se a cor não for exatamente a desejada. “Comprar sombras em pó é menos arriscado do que as sombras compactas. As sombras em pó normalmente dão um efeito de pigmentação muito melhor, e se a pessoa acabar comprando uma cor muito clara, pode apostar no truque de molhar o pincel antes de aplicar a sombra ou usar um fixador para obter uma cor mais intensa. No caso de blush e batom, o problema não são as cores, e sim a pigmentação desses produtos. Você pode comprar um batom de uma cor que está acostumada, e depois descobrir que aquele produto tem uma pigmentação péssima. O vermelho está super em alta e é uma cor conhecida, mas se a pigmentação dele for ruim, a pessoa ficará insatisfeita do mesmo jeito”, afirma.

Outra dica importante é ficar atenta ao valor da compra (encontrar produtos conhecidos por um preço mais barato), frete, tempo de entrega (estar disposto a esperar para receber sua encomenda), burocracias de troca, qualidade do produto (se você gostar do produto, vai ser um bom investimento, e se você não gostar, pelo menos teve a oportunidade de conhecer a marca) e o mais importante: a confiabilidade no site. Procure sempre escolher sites de boa reputação.